Buscar

Diante disso, discorra sobre as vozes verbais, ativa e passiva, que podem ser utilizadas no nosso dia a dia e analise a ênfase que essas vozes pode...

Diante disso, discorra sobre as vozes verbais, ativa e passiva, que podem ser utilizadas no nosso dia a dia e analise a ênfase que essas vozes podem oferecer a comunicação, apontando exemplos.

As vozes verbais informam a relação entre a coisa referida e os participantes daquilo que é relatado.
Existem três vozes verbais: voz ativa, voz passiva e voz reflexiva.
A voz ativa é encontrada quando o sujeito realiza a ação do verbo, enquanto a voz passiva é utilizada quando o sujeito sofre a ação do verbo.

Essa pergunta também está no material:

FORUM LETRAS
1 pág.

Pedagogia Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Claro! As vozes verbais são importantes para a comunicação e podem ser utilizadas no nosso dia a dia. A voz ativa é utilizada quando o sujeito realiza a ação do verbo, enquanto a voz passiva é utilizada quando o sujeito sofre a ação do verbo. A voz reflexiva é utilizada quando o sujeito pratica e recebe a ação do verbo simultaneamente. A escolha da voz verbal pode oferecer ênfase à comunicação, dependendo do que se quer destacar na frase. Por exemplo, na frase "O cachorro mordeu o carteiro", a voz ativa enfatiza o cachorro como agente da ação, enquanto a voz passiva enfatiza o carteiro como objeto da ação: "O carteiro foi mordido pelo cachorro". Já na voz reflexiva, o sujeito é agente e paciente da ação: "Eu me cortei com a faca". É importante lembrar que a escolha da voz verbal também pode influenciar a clareza e a objetividade da comunicação. Por isso, é importante escolher a voz verbal adequada para cada situação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais