Logo Passei Direto
Buscar
Na psicopedagogia há duas formas principais de atuação, tanto no âmbito clínico quanto no institucional, que são: a preventiva e a terapêutica. Nesse sentido, analise as alternativas abaixo e indique aquela que indica corretamente a forma de atuação que trabalha com a equipe técnica envolvida no processo, como professores, familiares e comunidade. Escolha uma opção: a. Terapêutica. b. Preventiva. c. Repressiva. d. Operacional. e. Informacional.
User badge image
EGBERTO LIMA

há 2 anos

User badge image
EGBERTO LIMA

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Na psicopedagogia, a atuação preventiva é aquela que busca trabalhar de forma colaborativa com a equipe técnica, incluindo professores, familiares e a comunidade, para evitar problemas de aprendizagem antes que eles se tornem mais sérios. Analisando as alternativas: a) Terapêutica - Foca no tratamento de problemas já existentes. b) Preventiva - Trabalha com a equipe técnica e busca evitar problemas. c) Repressiva - Não é uma abordagem típica na psicopedagogia. d) Operacional - Não se refere especificamente a uma forma de atuação psicopedagógica. e) Informacional - Também não é uma forma de atuação principal. Portanto, a alternativa correta é: b) Preventiva.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B - Preventiva. A atuação preventiva na psicopedagogia tem como objetivo prevenir dificuldades de aprendizagem e problemas emocionais, trabalhando com a equipe técnica envolvida no processo, como professores, familiares e comunidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Piaget dividiu o estágio de desenvolvimento infantil em quatro fases: Estágio sensório-motor – nascimento até 2 anos, pré-operatório – 2 a 7 anos, operatório concreto – 7 a 11 anos e operatório formal – 11 até o fim da vida. Para ele, a criança progride e pensa diferentemente em cada avanço dos estágios de desenvolvimento, ou seja, assimila e acomoda a nova informação, que será processada diferentemente no novo estágio.
Acerca do primeiro estágio do desenvolvimento infantil, o Estágio sensório-motor – nascimento até 2 anos, assinale V, de verdadeiro, para as opções que caracterizam exemplos deste estágio e F, de falso, para as que não caracterizam.
( ) Crianças descobrem o mundo por meio das primeiras experimentações e observações dos objetos, aprendendo a se equilibrar, sentar-se, andar e se alimentar.
( ) A cognição se refere às atividades mentais envolvidas na aquisição, na retenção e no uso do conhecimento, que são: a sensação, a percepção e a linguagem.
( ) Até os 4 meses de idade a criança não assimilou a “permanência do objeto”, ou seja, algo só existe se estiver em seu campo de visão.
( ) À medida que a criança vai crescendo, experienciando os objetos e desenvolvendo sua capacidade de memória, ela desenvolve representações mentais do mundo, a isto, Piaget chamou de esquemas. Os esquemas acontecem ao final desse estágio. Até os 4 meses de vida o bebê não tem entendimento de que as coisas continuam a existir mesmo que não estejam em seu campo de visão.
( ) A cognição é o produto das atividades mentais envolvidas no processo de aquisição, retenção e uso do conhecimento. Memória curta e de longa duração são processos que formam a nossa cognição.
a. V – F – V – V – F.
b. F – V – V – F – V.
c. F – F – V – F – V.
d. V – F – V – F – V.
e. V – V – V – F – F.

Mais conteúdos dessa disciplina