Buscar

tomografia computadorizada é uma importante ferramenta para a orientação por imagem de uma punção, podendo ser usada para a coleta de material para...

tomografia computadorizada é uma importante ferramenta para a orientação por imagem de uma punção, podendo ser usada para a coleta de material para análise (biopsia) ou para uma drenagem de um cisto ou um abscesso. Previamente ao procedimento intervencionista, o paciente já realizou um exame diagnóstico, localizando a lesão e identificando a patologia. Esse exame servirá de planejamento para o procedimento. A intervenção guiada pela tomografia pode ser realizada em qualquer região anatômica, porém, as lesões pulmonares são mais frequentes e arriscadas. Em muitos casos, a lesão é pequena e em posição de difícil acesso pela agulha, com vasos e nervos muito próximos. 

 Você faz parte de um centro de diagnóstico, como operador de um equipamento de tomografia computadorizada. A equipe tem a biopsia de um pequeno nódulo próximo ao hilo pulmonar, com alto risco de malignidade. O paciente depende desse exame para iniciar o tratamento e aumentar suas chances de cura. 

 Sendo assim, e com a finalidade de compreender as técnicas relacionadas à tomografia intervencionista, responda: 

 Qual espessura de corte e imagem adquirida é mais adequada para esse procedimento?

a.

Se tratando de um nódulo pequeno, a espessura de imagem deve ser bem pequena também, tanto para visualizar o nódulo quanto para identificar o momento em que a agulha sai da lesão. Atualmente, os equipamentos dispõem de espessuras mínimas de 0,2 milímetro ou 0,5 milímetros. Estas devem ser as opções escolhidas pelo operador.

b.

Se tratando de um nódulo pequeno, a espessura de imagem deve ser grande para visualizar o nódulo quanto para identificar o momento em que a ponta da agulha atinge a lesão. Atualmente, os equipamentos dispõem de espessuras mínimas de 10 milímetro ou 50 milímetros. Estas devem ser as opções escolhidas pelo operador

c.

Se tratando de um nódulo pequeno, a espessura de imagem deve ser pequena também, tanto para visualizar o nódulo quanto para identificar o momento em que a ponta da agulha atinge a lesão. Atualmente, os equipamentos dispõem de espessuras mínimas de 1 milímetro ou 0,5 milímetros. Estas devem ser as opções escolhidas pelo operador.

d.

Se tratando de um nódulo pequeno, a espessura de imagem deve ser pequena também, tanto para visualizar o nódulo quanto para identificar o momento em que a ponta da agulha atinge a lesão. Atualmente, os equipamentos dispõem de espessuras mínimas de 10 milímetro ou 50 centimetros. Estas devem ser as opções escolhidas pelo operador.

e. Se tratando de um nódulo pequeno, a espessura de imagem deve ser grande para visualizar o nódulo e para identificar o momento em que a ponta da agulha sai da lesão. Atualmente, os equipamentos dispõem de espessuras mínimas de 10 milímetro ou 50 milímetros. Estas devem ser as opções escolhidas pelo operador.

Respostas

10 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A. Se tratando de um nódulo pequeno, a espessura de imagem deve ser bem pequena também, tanto para visualizar o nódulo quanto para identificar o momento em que a agulha sai da lesão. Atualmente, os equipamentos dispõem de espessuras mínimas de 0,2 milímetro ou 0,5 milímetros. Estas devem ser as opções escolhidas pelo operador.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image