Buscar

Qual a diferença das outras enterocolites bacterianas? A enterocolite infecciosa pode ser causada por algumas bactérias. Existem vários mecanismos...

Qual a diferença das outras enterocolites bacterianas?

A enterocolite infecciosa pode ser causada por algumas bactérias.
Existem vários mecanismos patogenéticos envolvidos na enterocolite bacteriana: ingestão de toxinas pré-formadas, encontradas no alimento contaminado; infecção por microrganismos toxigênicos que proliferam no lúmen intestinal e produzem enterotoxinas; e infecção por microrganismos enteroinvasivos, que proliferam no lúmen intestinal e invadem e destroem as células epiteliais da mucosa.
Os efeitos patogênicos das infecções bacterianas dependem da capacidade que os microrganismos têm de aderir às células epiteliais da mucosa, produzir enterotoxinas e depois invadir a mucosa intestinal.
Disenteria Bacilar: Shigella é o protótipo de microrganismo capaz de invadir células epiteliais da mucosa intestinal e de induzir resposta inflamatória que leva a necrose e ulceração da mucosa do intestino delgado e/ou do cólon.
A infecção por bactérias do grupo Shigella causa a disenteria bacilar, que se caracteriza por diarreia com sangue, muco e pus acompanhada de dor abdominal, febre e, nas formas graves, toxemia e hipotensão arterial.
Disenteria bacilar é endêmica em áreas com higiene precária, onde a transmissão ocorre por alimentos, água ou contato pessoal.
As bactérias invadem a mucosa e provocam inflamação que se inicia no ceco e no cólon ascendente e estende-se ao íleo terminal.
O exsudato é fibrinopurulento e forma pseudomembranas sobre a mucosa; estas se destacam e deixam a mucosa ulcerada.
Colite Pseudomembranosa: Doença intestinal inflamatória associada ao uso de antibióticos por alteração da microbiota enterocólica causada pelo Clostridium difficile e, mais raramente, Staphylococcus aureus.
Os principais achados histopatológicos são reação inflamatória difusa, que pode estender-se até a camada muscular própria, com exsudação mucosa e material fibrinonecrótico, placas branco-amareladas sobre a mucosa do cólon e, mais raramente, no intestino delgado; formação de pseudomembranas espessas confluentes.
Febre Tifóide: Evolui por cerca de 4 semanas, é causada pela Salmonella typhi, transmitida por água e alimentos contaminados.
A infecção tem início no intestino delgado e evolui com disseminação sistêmica.
Clinicamente, manifesta-se com febre, cólicas abdominais e diarreia, às vezes alternada com constipação intestinal; em seguida, surge torpor.
A Salmonella typhi invade as células epiteliais da mucosa do intestino delgado e dissemina-se para os órgãos linfoides (placas de Peyer, linfonodos mesentéricos, baço) e para a circulação sistêmica.
Na mucosa intestinal, há inflamação com necrose e úlceras, especialmente sobre as placas de Peyer.
As úlceras são ovais, dispõem-se longitudinalmente, apresentam bordas elevadas e têm fundo granular com restos de material necrótico.
Tais lesões podem evoluir com sangramento e perfuração intestinal.

Essa pergunta também está no material:

TIC 3 - Enterocolites bacterianas
3 pág.

Sistemas Integrados Faculdade de MedicinaFaculdade de Medicina

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A diferença entre as enterocolites bacterianas está relacionada aos diferentes mecanismos patogênicos envolvidos na infecção. A enterocolite infecciosa pode ser causada por algumas bactérias, como a Salmonella, que invade as células epiteliais da mucosa do intestino delgado e dissemina-se para os órgãos linfoides e para a circulação sistêmica. Já a disenteria bacilar é causada pelo grupo Shigella, que é capaz de invadir células epiteliais da mucosa intestinal e induzir resposta inflamatória que leva a necrose e ulceração da mucosa do intestino delgado e/ou do cólon. A colite pseudomembranosa é uma doença intestinal inflamatória associada ao uso de antibióticos por alteração da microbiota enterocólica causada pelo Clostridium difficile e, mais raramente, Staphylococcus aureus. Por fim, a febre tifoide é causada pela Salmonella typhi, transmitida por água e alimentos contaminados, e evolui com disseminação sistêmica.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais