Buscar

Defina os cinco tipos de abdome agudo e cite exemplos. Abdome agudo é definido como dor abdominal de início súbito, não traumática, havendo a nece...

Defina os cinco tipos de abdome agudo e cite exemplos.

Abdome agudo é definido como dor abdominal de início súbito, não traumática, havendo a necessidade de diagnóstico e tratamento imediatos.
Os quadros de abdome agudo podem ser classificados em cinco síndromes: Inflamatório/infeccioso, perfurativo, obstrutivo, vascular isquêmico e hemorrágico.
Cada síndrome relaciona-se a um grupo de sinais e sintomas de causas diferentes, porém desencadeando o mesmo mecanismo fisiopatológico.

Essa pergunta também está no material:

TIC 7 - Tipos de abdome agudo
3 pág.

Sistemas Integrados Faculdade de MedicinaFaculdade de Medicina

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, o abdome agudo é uma emergência médica que requer diagnóstico e tratamento imediatos. As cinco síndromes do abdome agudo são: 1. Inflamatório/infeccioso: é causado por inflamação ou infecção de um órgão abdominal, como apendicite, colecistite, pancreatite, diverticulite, entre outros. 2. Perfurativo: ocorre quando há perfuração de um órgão abdominal, como úlcera péptica perfurada, perfuração intestinal, entre outros. 3. Obstrutivo: é causado por obstrução do trato gastrointestinal, como obstrução intestinal, hérnia estrangulada, entre outros. 4. Vascular isquêmico: ocorre quando há falta de suprimento sanguíneo para um órgão abdominal, como isquemia mesentérica, trombose da artéria mesentérica, entre outros. 5. Hemorrágico: é causado por hemorragia intra-abdominal, como ruptura de aneurisma de aorta abdominal, trauma abdominal, entre outros. É importante lembrar que o diagnóstico e tratamento do abdome agudo devem ser realizados por um médico especialista.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais