Buscar

Texto comparativo com as principais diferenças entre a Síndrome Nefrótica e a Síndrome Nefrítica. A Síndrome Nefrítica tem início súbito e manifes...

Texto comparativo com as principais diferenças entre a Síndrome Nefrótica e a Síndrome Nefrítica.

A Síndrome Nefrítica tem início súbito e manifesta-se por oligúria, edema, hipertensão arterial, hematúria com cilindros hemáticos, proteinúria discreta ou moderada e retenção de compostos nitrogenados (azotemia).
A Síndrome Nefrótica, que resulta de alterações na permeabilidade glomerular por lesões estruturais ou anormalidades funcionais, caracteriza-se por proteinúria maciça (> 3,5 g/24 horas), hipoproteinemia, especialmente hipoalbuminemia, edema generalizado, lipidúria e hiperlipidemia.
Proteinúria é o principal componente da Síndrome Nefrótica e resulta da perda de proteínas plasmáticas nos glomérulos.
Hipoalbuminemia deve-se sobretudo a proteinúria, mas também a hipercatabolismo proteico e alterações na síntese de proteínas.
Edema, que é causado principalmente por redução da pressão oncótica do plasma.
Hiperlipidemia associa-se a aumento na síntese de lipoproteínas pelo fígado.
Com a hiperlipidemia e o aumento da permeabilidade dos glomérulos para lipoproteínas, ocorre lipidúria.
Anemia deve-se a eliminação urinária de ferro fixado à transferrina.

Essa pergunta também está no material:

TIC 10 - Síndrome nefrótica e nefrítica
1 pág.

Sistemas Integrados Faculdade de MedicinaFaculdade de Medicina

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Síndrome Nefrítica e a Síndrome Nefrótica são doenças renais que apresentam diferenças significativas em suas manifestações clínicas e fisiopatologia. A Síndrome Nefrítica tem início súbito e é caracterizada por oligúria, edema, hipertensão arterial, hematúria com cilindros hemáticos, proteinúria discreta ou moderada e retenção de compostos nitrogenados (azotemia). Já a Síndrome Nefrótica, resultante de alterações na permeabilidade glomerular por lesões estruturais ou anormalidades funcionais, é caracterizada por proteinúria maciça (> 3,5 g/24 horas), hipoproteinemia, especialmente hipoalbuminemia, edema generalizado, lipidúria e hiperlipidemia. A proteinúria é o principal componente da Síndrome Nefrótica e resulta da perda de proteínas plasmáticas nos glomérulos. A hipoalbuminemia deve-se sobretudo à proteinúria, mas também a hipercatabolismo proteico e alterações na síntese de proteínas. O edema, que é causado principalmente por redução da pressão oncótica do plasma. A hiperlipidemia associa-se a aumento na síntese de lipoproteínas pelo fígado. Com a hiperlipidemia e o aumento da permeabilidade dos glomérulos para lipoproteínas, ocorre lipidúria. A anemia deve-se à eliminação urinária de ferro fixado à transferrina. Em resumo, a Síndrome Nefrítica é caracterizada por oligúria, hematúria com cilindros hemáticos e retenção de compostos nitrogenados, enquanto a Síndrome Nefrótica é caracterizada por proteinúria maciça, hipoproteinemia, edema generalizado, lipidúria e hiperlipidemia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais