Buscar

Texto 1: Solidão, de Fernando Pessoa  Quando estou só reconheço  Quando estou só reconheço Se por momentos me esqueço Que existo entre outros que ...

 Texto 1: Solidão, de Fernando Pessoa

 Quando estou só reconheço

 Quando estou só reconheço

Se por momentos me esqueço

Que existo entre outros que são

Como eu sós, salvo que estão

Alheados desde o começo.

 

E se sinto quanto estou

Verdadeiramente só,

Sinto-me livre mas triste.

Vou livre para onde vou,

Mas onde vou nada existe.

 

Creio contudo que a vida

Devidamente entendida

É toda assim, toda assim.

Por isso passo por mim

Como por cousa esquecida

  (PESSOA, Fernando. Disponível: ).

  Texto 2: Solidão é contagiosa como uma doença, diz pesquisa, de Claudio R. S. Pucci 

  Um estudo conduzido conjuntamente pelas Universidades de Harvard, da Califórnia, e de Chicago, mostrou que pessoas solitárias costumam espalhar seu modo de encarar a vida a quem os cerca e que, após um tempo, esse grupo acaba se posicionando à margem da sociedade. Aparentemente o processo funciona, pois pessoas solitárias têm menos interações com os outros e só isso por si leva os outros a sentirem o mesmo.

 Segundo o líder da pesquisa, Dr. John Cacioppo, existe um padrão de contágio da solidão que leva as pessoas a se afastarem da vida social e destruir até mesmo os poucos laços de amizade que restam. E mais: porque a solidão está associada a distúrbios mentais e físicos, que diminuem a expectativa de vida, é importante que as pessoas reconheçam esses efeitos e ajudem um solitário a não se afastar do grupo.

 O estudo foi feito através da análise dos registros de cerca de 5mil pessoas na região de Framingham em Massachusetts. A equipe criou gráficos que mostravam o histórico de amizade de um indivíduo e se ele apresentou sinais de solidão, e assim criou-se um padrão desta relação entre ele e seus poucos amigos. Também verificaram que mulheres, que são mais propensas a dar apoio emocional a alguém, eram as que mais facilmente se "infectavam". As conclusões foram mostradas na última edição do periódico médico Journal of Personality and Social Psychology.

 (PUCCI, Claudio R. S. Disponível em: ).

 Os textos I e II tratam da mesma temática, embora possa ser percebida de maneira distinta. Eles são exemplificativos do que seja ______________, na perspectiva de Saussure, e do que seja _________________, na perspectiva de Chomsky, tendo em vista que representam a maneira pessoal de Fernando Pessoa e Claudio R S Pucci utilizarem o código linguístico.

A sequência que completa, RESPECTIVA e CORRETAMENTE, as lacunas.

A) 

desempenho — fala

B) 

língua — fala

C)

fala — desempenho

D) 

performance — língua

E) 

desempenho — performance

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os textos I e II tratam da mesma temática, embora possa ser percebida de maneira distinta. Eles são exemplificativos do que seja língua, na perspectiva de Saussure, e do que seja fala, na perspectiva de Chomsky, tendo em vista que representam a maneira pessoal de Fernando Pessoa e Claudio R S Pucci utilizarem o código linguístico. A alternativa correta é a letra B) língua - fala.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais