Buscar

eia o trecho a seguir:   “Por exemplo, os artigos 6.2.2 e 6.2.3 dos Princípios UNIDROIT relativos aos contratos comerciais internacionais – que fi...

eia o trecho a seguir:

 

“Por exemplo, os artigos 6.2.2 e 6.2.3 dos Princípios UNIDROIT relativos aos contratos comerciais internacionais – que fixam respectivamente as condições e os efeitos da circunstância dita de “hardship”, susceptível de originar a abertura das renegociações entre as partes e de conduzir a um reequilíbrio do contrato ou mesmo à sua resolução pelo tribunal que conclui pela existência desta circunstância [...]”.


 


GAILLARD, E. 

Teoria jurídica da arbitragem internacional

. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2014, p.50.

 


Considerando os textos apresentados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 


I. Atualmente vem sendo vedada a possibilidade de utilização da cláusula de hardship nos contratos internacionais, em especial, nos de longo prazo.

PORQUE



II. Prevalece nos contratos internacionais a primazia da cláusula de estabilização do Direito, amplamente utilizada nas contratações atuais.

 


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: A) A asserção I é falsa, e a II é verdadeira. Justificativa: A cláusula de hardship é uma cláusula que permite a revisão do contrato em caso de mudanças imprevisíveis e extraordinárias nas circunstâncias que afetam o equilíbrio econômico-financeiro do contrato. Portanto, a asserção I está incorreta, pois a cláusula de hardship ainda é utilizada em contratos internacionais, especialmente em contratos de longo prazo. Já a asserção II está correta, pois a cláusula de estabilização do Direito é amplamente utilizada em contratos internacionais, com o objetivo de garantir a estabilidade e a previsibilidade das condições contratuais.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais