Buscar

2) Considerando a expressão do multiplicador bancário (m) e supondo a) Se d = 0,45 ou 45% e R= 0,20 ou 20%. Calcule o multiplicador bancário. b) ...

2) Considerando a expressão do multiplicador bancário (m) e supondo a) Se d = 0,45 ou 45% e R= 0,20 ou 20%. Calcule o multiplicador bancário. b) Se d = 50%, o que acontece com o multiplicador bancário? O que isto significa em termos de política monetária do governo?

O exercício pede para calcular o multiplicador bancário com base em valores de d e R e, em seguida, analisar o que acontece com o multiplicador e o que isso significa em termos de política monetária do governo.

Essa pergunta também está no material:

lista final gabarito
12 pág.

Administração

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) O multiplicador bancário pode ser calculado pela fórmula m = 1 / (d + R), onde d é a taxa de depósito compulsório e R é a taxa de reserva bancária. Substituindo os valores dados, temos: m = 1 / (0,45 + 0,20) m = 1 / 0,65 m = 1,54 Portanto, o multiplicador bancário é igual a 1,54. b) Se d = 50%, o multiplicador bancário será m = 1 / (0,50 + 0,20) = 1 / 0,70 = 1,43. Isso significa que o multiplicador bancário diminuiu, o que pode indicar que o governo está adotando uma política monetária mais restritiva, aumentando a taxa de depósito compulsório para reduzir a quantidade de dinheiro em circulação na economia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais