Buscar

3. Analise o texto que segue e depois responda ao que é proposto. No capítulo que trata acerca das relações entre religião e ciência, saúde e espir...

3. Analise o texto que segue e depois responda ao que é proposto.
No capítulo que trata acerca das relações entre religião e ciência, saúde e espiritualidade, entendemos que elementos da fé representam um ponto importante a ser considerado nas questões de saúde coletiva, como podemos observar nos dados analisados por Jeff Levin, do National Institute for Healthcare Research, dos Estados Unidos. Tais dados resumem os resultados obtidos nas pesquisas sobre espiritualidade e fé em relação à saúde em um amplo conjunto de aspectos. Sobre esse tema, de acordo com as informações trazidas no capítulo dois do livro-texto, conclui-se que:
I. mesmo que hajam estudos e pesquisas demonstrando benefícios da fé e espiritualidade sobre a saúde integral do ser humano, as relações entre medicina e religião não estão desprovidas de tensões e conflitos. No início da história humana, as duas áreas já foram muito ligadas, mas com o advento da ciência foi havendo uma gradativa e crescente separação que hoje, aos poucos, vem sendo superada.
II. numa análise crítico-histórica, chega-se à conclusão de que a religião, ou mais especificamente a igreja cristã, foi, ao longo de toda sua história no Ocidente, um grande entrave para o avanço da arte curativa. Os cuidados médicos são vistos pela religião como uma falta de confiança na ação de Deus sobre o doente, motivo pelo qual rejeita-se a ciência médica no âmbito das igrejas cristãs.
III. segundo algumas pesquisas, a fé, pura e simples, beneficia a saúde ao inspirar pensamentos de esperança e de otimismo e expectativas positivas frente aos desafios da vida. Da mesma forma, a afiliação religiosa e a part

mesmo que hajam estudos e pesquisas demonstrando benefícios da fé e espiritualidade sobre a saúde integral do ser humano, as relações entre medicina e religião não estão desprovidas de tensões e conflitos. No início da história humana, as duas áreas já foram muito ligadas, mas com o advento da ciência foi havendo uma gradativa e crescente separação que hoje, aos poucos, vem sendo superada.
numa análise crítico-histórica, chega-se à conclusão de que a religião, ou mais especificamente a igreja cristã, foi, ao longo de toda sua história no Ocidente, um grande entrave para o avanço da arte curativa. Os cuidados médicos são vistos pela religião como uma falta de confiança na ação de Deus sobre o doente, motivo pelo qual rejeita-se a ciência médica no âmbito das igrejas cristãs.
segundo algumas pesquisas, a fé, pura e simples, beneficia a saúde ao inspirar pensamentos de esperança e de otimismo e expectativas positivas frente aos desafios da vida. Da mesma forma, a afiliação religiosa e a part
Apenas a afirmativa I está correta.
Apenas a afirmativa II está correta.
Apenas a afirmativa III está correta.
As afirmativas I e II estão corretas.
As afirmativas I e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Objetiva 1 - 2018/2
7 pág.

Cultura Religiosa Universidade Federal do Rio Grande do SulUniversidade Federal do Rio Grande do Sul

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o texto apresentado, a alternativa correta é: "Apenas a afirmativa I está correta." Isso porque o texto afirma que, embora hajam estudos e pesquisas demonstrando benefícios da fé e espiritualidade sobre a saúde integral do ser humano, as relações entre medicina e religião não estão desprovidas de tensões e conflitos. Além disso, o texto menciona que a separação entre religião e ciência foi gradativa e crescente, mas hoje vem sendo superada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais