Buscar

A questão trata de conceitos éticos presentes em diversas religiões. Assinale as duas alternativas que são FALSAS nos seus enunciados. Alternativa ...

A questão trata de conceitos éticos presentes em diversas religiões. Assinale as duas alternativas que são FALSAS nos seus enunciados.
Alternativa 1 O Hinduísmo e o Budismo poderiam ser consideradas religiões a-éticas, ou seja, inexistem nelas valores ou princípios ético-morais norteadores para seus fiéis. O livre-arbítrio que fundamenta as suas crenças e ações remete a indiferentismo ético da vida cotidiana. Elas não são nem contra nem a favor de princípios ético-morais, ficando isso ao critério de cada fiel.
Alternativa 4 O Islamismo e o Judaísmo são unânimes em concordar que princípios ético-morais são aspectos supérfluos para a vida dos seus fiéis. Pelo simples fato de se crer em Alá e Jeová já há a garantia da salvação eterna, o que desobriga judeus e muçulmanos de praticarem gestos e atitudes de amor, cuidado e solidariedade humanas. A única vantagem para o fiel dessas religiões é que, para cada boa ação feita, aumentaria o grau de glória recebido no céu.

Essa pergunta também está no material:

Provas g1 e g2 online de cultura religiosa
28 pág.

Cultura Religiosa Universidade Luterana do BrasilUniversidade Luterana do Brasil

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vou analisar as duas alternativas fornecidas: 1) O Hinduísmo e o Budismo poderiam ser consideradas religiões a-éticas, ou seja, inexistem nelas valores ou princípios ético-morais norteadores para seus fiéis. O livre-arbítrio que fundamenta as suas crenças e ações remete a indiferentismo ético da vida cotidiana. Elas não são nem contra nem a favor de princípios ético-morais, ficando isso ao critério de cada fiel. Esta afirmação é FALSA, pois tanto o Hinduísmo quanto o Budismo possuem princípios éticos e morais que orientam a conduta dos fiéis. 4) O Islamismo e o Judaísmo são unânimes em concordar que princípios ético-morais são aspectos supérfluos para a vida dos seus fiéis. Pelo simples fato de se crer em Alá e Jeová já há a garantia da salvação eterna, o que desobriga judeus e muçulmanos de praticarem gestos e atitudes de amor, cuidado e solidariedade humanas. A única vantagem para o fiel dessas religiões é que, para cada boa ação feita, aumentaria o grau de glória recebido no céu. Esta afirmação também é FALSA, pois tanto o Islamismo quanto o Judaísmo possuem princípios éticos e morais que são fundamentais para a prática religiosa e a conduta dos fiéis. Portanto, as duas alternativas fornecidas são falsas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais