Buscar

Assuma que o preço da gasolina é $2,00 por litro e que a quantidade de equilíbrio da gasolina seja 10 milhões de litros por dia sem qualquer impost...

Assuma que o preço da gasolina é $2,00 por litro e que a quantidade de equilíbrio da gasolina seja 10 milhões de litros por dia sem qualquer imposto. A partir da situação inicial, qual dos cenários abaixo resultaria em um peso morto de maior magnitude?

A elasticidade-preço da demanda da gasolina é 0,1;
a elasticidade-preço da oferta de gasolina é 0,6;
o imposto sobre a gasolina é de $0,20 por litro.
a. A elasticidade-preço da demanda da gasolina é 0,1; a elasticidade-preço da oferta de gasolina é 0,6; e o imposto sobre a gasolina é de $0,20 por litro.
b. A elasticidade-preço da demanda da gasolina é 0,1; a elasticidade-preço da oferta de gasolina é 0,4; e o imposto sobre a gasolina é de $0,20 por litro.
c. A elasticidade-preço da demanda da gasolina é 0,2; a elasticidade-preço da oferta de gasolina é 0,6; e o imposto sobre a gasolina é de $0,30 por litro.
d. Não existe informação suficiente para fazer essa determinação.

Essa pergunta também está no material:

Exercicios_Mankiw_cap_08
4 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para determinar o peso morto, precisamos comparar a quantidade de gasolina transacionada antes e depois da imposição do imposto. Inicialmente, a quantidade de equilíbrio é de 10 milhões de litros por dia, e o preço é de $2,00 por litro. Com a imposição do imposto de $0,20 por litro, o preço da gasolina para os consumidores finais passa a ser de $2,20 por litro, enquanto que os produtores recebem $2,00 por litro. Com a elasticidade-preço da demanda de 0,1 e a elasticidade-preço da oferta de 0,6, podemos concluir que a carga tributária será majoritariamente suportada pelos consumidores, que reduzirão a quantidade demandada em 4,76% (0,1/0,6 x 20%). Assim, a quantidade transacionada após a imposição do imposto será de 9,524 milhões de litros por dia. O peso morto será a diferença entre a quantidade transacionada antes e depois do imposto, multiplicada pelo preço de equilíbrio inicial. a) Peso morto = (10 - 9,524) x $2,00 = $0,952 milhões por dia b) Com uma elasticidade-preço da oferta menor, a carga tributária será suportada em maior parte pelos produtores, resultando em uma redução menor na quantidade transacionada. Portanto, o peso morto será menor do que no cenário a). c) Com um imposto maior e uma elasticidade-preço da demanda maior, a redução na quantidade transacionada será maior. No entanto, a elasticidade-preço da oferta continua a mesma, o que significa que a carga tributária será suportada em maior parte pelos produtores. O peso morto será maior do que no cenário a), mas não o suficiente para superar o efeito da redução na quantidade transacionada. d) A informação fornecida é suficiente para determinar o peso morto. Portanto, a alternativa correta é a letra a).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais