Buscar

Considerando a atuação de um engenheiro civil responsável pelo projeto e execução de obras em estrutura de concreto armado, cite e descreva os ensa...

Considerando a atuação de um engenheiro civil responsável pelo projeto e execução de obras em estrutura de concreto armado, cite e descreva os ensaios que devem ser executados no concreto convencional nos estados fresco e endurecido para o atendimento das especificações de qualidade.

O concreto como material construtivo deve ser submetido a controle de qualidade.
Além da rigorosa seleção dos materiais que o compõem e do competente estudo da dosagem desses materiais, é indispensável o controle da execução e das características do produto final concreto armado.
A NBR 1655( ABNT 0,15) é a norma responsável para controlar a execução e determinar as características do concreto convencional.
No caso de concreto usinado, um ensaio de consistência deverá ser realizado, através dos métodos de abatimento do tronco de cone ou slump test a cada betonada.
No caso do concreto usinado, a recomendação é serem moldados utilizando a amostragem por inteira (todos os CP's).
Os ensaios no concreto endurecido devem ser realizados através da compressão de corpos-de-prova suficientes para ter em mãos amostras representativas do experimento.

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para garantir a qualidade do concreto armado, o engenheiro civil responsável pelo projeto e execução de obras deve realizar ensaios no concreto convencional nos estados fresco e endurecido. No estado fresco, o ensaio mais comum é o Slump Test, que mede a consistência do concreto. Outro ensaio importante é o de teor de ar incorporado, que verifica a quantidade de ar presente no concreto. No estado endurecido, o ensaio mais comum é o de resistência à compressão, que mede a capacidade do concreto de suportar cargas. Outros ensaios importantes incluem o de módulo de elasticidade, que mede a rigidez do concreto, e o de absorção de água, que verifica a porosidade do concreto. É importante ressaltar que esses ensaios devem ser realizados de acordo com as normas técnicas vigentes, como a NBR 5738 (ensaio de compressão) e a NBR 12655 (preparo, controle e recebimento de concreto).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais