Buscar

Sobre as estruturas de concreto podem atuar ações físicas e químicas decorrentes da agressividade do meio ambiente. Para efeito de projeto, segundo...

Sobre as estruturas de concreto podem atuar ações físicas e químicas decorrentes da agressividade do meio ambiente. Para efeito de projeto, segundo a NBR 6118/2014, cite e caracterize as 4 classes de agressividade ambiental indicando o cobrimento nominal mínimo a ser adotado para lajes em cada uma dessas classes.

As classes de agressividade ambiental estão diretamente ligadas às ações físicas e químicas que atuam sobre as estruturas de concreto.
Deve haver uma análise do local onde a obra será construída para enquadrar em uma das quatro classes de agressividade.
A classe I é voltada para localidades rurais e submersas, tendo um risco quase nulo para deterioração estrutural.
A classe II é voltada apenas para ambientes urbanos com um pequeno risco de deterioração.
A classe III é voltada para ambientações marítimas e industriais, possuindo grande risco de deterioração estrutural.
A classe IV é voltada para locais industriais e com respingos de maré, sendo um agente químico poderoso e totalmente prejudicial às estruturas, com risco elevado de deterioração.
O cobrimento nominal mínimo para lajes na classe I é de 20mm para concreto armado e 25mm para vigas ou pilares, e 25mm para lajes e 30mm para vigas ou pilares em concreto protendido.
O cobrimento nominal mínimo para lajes na classe II é de 25mm para concreto armado e 30mm para vigas ou pilares, e 30mm para lajes e 35mm para vigas ou pilares em concreto protendido.
O cobrimento nominal mínimo para lajes na classe III é de 40mm para concreto armado e 45mm para vigas ou pilares, e 45mm para lajes e 50mm para vigas ou pilares em concreto protendido.
O cobrimento nominal mínimo para lajes na classe IV é de 50mm para concreto armado e 55mm para vigas ou pilares, e 55mm para lajes e 60mm para vigas ou pilares em concreto protendido.

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a NBR 6118/2014, as quatro classes de agressividade ambiental são: - Classe I: ambientes rurais e submersos, com risco quase nulo de deterioração estrutural. - Classe II: ambientes urbanos, com pequeno risco de deterioração estrutural. - Classe III: ambientes marítimos e industriais, com grande risco de deterioração estrutural. - Classe IV: ambientes industriais e com respingos de maré, com risco elevado de deterioração estrutural. O cobrimento nominal mínimo para lajes em cada uma dessas classes é: - Classe I: 20mm para concreto armado e 25mm para vigas ou pilares, e 25mm para lajes e 30mm para vigas ou pilares em concreto protendido. - Classe II: 25mm para concreto armado e 30mm para vigas ou pilares, e 30mm para lajes e 35mm para vigas ou pilares em concreto protendido. - Classe III: 40mm para concreto armado e 45mm para vigas ou pilares, e 45mm para lajes e 50mm para vigas ou pilares em concreto protendido. - Classe IV: 50mm para concreto armado e 55mm para vigas ou pilares, e 55mm para lajes e 60mm para vigas ou pilares em concreto protendido.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais