Buscar

. A relação entre a Pragmática e a Análise do Discurso supõe que os significados implícitos nos usos linguísticos podem ser discursivamente resgata...

. A relação entre a Pragmática e a Análise do Discurso supõe que os significados implícitos nos usos linguísticos podem ser discursivamente resgatados devido à contextualização e ao conhecimento compartilhado entre os interlocutores envolvidos em uma dada interação. Tal recurso é muito recorrente em textos humorísticos. Leia os balões abaixo. 


Assinale abaixo a alternativa que analisa discursivamente de maneira correta a relação entre contexto e conhecimento de mundo presente no teor humorístico e crítico da situação:

 

 

 

 

 

 


A disparidade da orientação intencional entre os falantes e o não engajamento do falante laranja em cooperar na mudança de tópico proposta resultam no teor humorístico da situação. 

O conhecimento de mundo apresentado pelo interlocutor laranja demonstra que ele discorda do que foi atestado pelo interlocutor azul sobre o jardim.

O interlocutor azul infringe a regra conversacional da qualidade, uma vez que, pelo contexto de fala, apresenta uma constatação sobre as flores que possivelmente não é verídica.

O conhecimento de mundo compartilhado pelos interlocutores atesta discursivamente que ambos estão familiarizados apenas com o espaço urbano das cidades.

💡 1 Resposta

User badge image

Núbia Gonçalves Leandro

 A disparidade da orientação intencional entre os falantes e o não engajamento do falante laranja em cooperar na mudança de tópico proposta resultam no teor humorístico da situação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais