Buscar

Caracterize os tipos de hemorragia quanto à causa, formato, origem e nomenclatura. As hemorragias podem ter múltiplas causas, como traumas, ação d...

Caracterize os tipos de hemorragia quanto à causa, formato, origem e nomenclatura.

As hemorragias podem ter múltiplas causas, como traumas, ação direta viral, ação de toxinas bacterianas na septicemia, distúrbios de coagulação e alterações associadas a plaquetas no sangue.
Classificação das hemorragias quanto a característica: Por rexe – ocorre por ruptura da parede vascular endotelial ou do coração; Por diabrose – ocorre devido a corrosão da parede vascular; Por diapedese – ocorre por transmigração de hemácias através de espaços entre as células endoteliais vasculares.
Classificação das hemorragias quanto ao formato: Planas – sem alteração do volume da superfície natural do local; Salientes – com alteração da superfície do local devido ao grande acréscimo de sangue no local.
Classificação das hemorragias quanto a localização: Trato urinário - recebe a denominação hematúria; Trato respiratório - recebe a denominação epistaxe (sangramento nasal) ou hemoptise (tossir sangue). Trato digestório - recebe a denominação hematêmese (vômito sanguinolento), melena (fezes com sangue digerido no trato superior – preto ou marrom) ou hematoquezia (fezes com sangue do trato inferior – vermelho).

Essa pergunta também está no material:

Exercícios de Fixação - Unidade 3
4 pág.

Patologia I Universidade Federal do Espírito SantoUniversidade Federal do Espírito Santo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As hemorragias podem ser classificadas de acordo com a causa, formato, origem e nomenclatura. Quanto à causa, as hemorragias podem ser causadas por traumas, ação direta viral, ação de toxinas bacterianas na septicemia, distúrbios de coagulação e alterações associadas a plaquetas no sangue. Quanto ao formato, as hemorragias podem ser planas, sem alteração do volume da superfície natural do local, ou salientes, com alteração da superfície do local devido ao grande acréscimo de sangue no local. Quanto à origem, as hemorragias podem ser classificadas em três tipos: por rexe, que ocorre por ruptura da parede vascular endotelial ou do coração; por diabrose, que ocorre devido à corrosão da parede vascular; e por diapedese, que ocorre por transmigração de hemácias através de espaços entre as células endoteliais vasculares. Quanto à nomenclatura, as hemorragias podem ser classificadas de acordo com a localização. No trato urinário, recebe a denominação hematúria. No trato respiratório, recebe a denominação epistaxe (sangramento nasal) ou hemoptise (tossir sangue). No trato digestório, recebe a denominação hematêmese (vômito sanguinolento), melena (fezes com sangue digerido no trato superior – preto ou marrom) ou hematoquezia (fezes com sangue do trato inferior – vermelho).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais