Buscar

Sobre os Princípios Constitucionais do Direito Penal, pode-se afirmar que: A novatio legis in mellius é retroativa. O Princípio da Individualizaçã...

Sobre os Princípios Constitucionais do Direito Penal, pode-se afirmar que:

A novatio legis in mellius é retroativa.
O Princípio da Individualização da Pena impede que a pena ultrapasse a pessoa do condenado.
A pena de morte, em nosso ordenamento jurídico, é inadmissível em qualquer situação, pois viola o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana.
A responsabilidade civil de reparar o dano, assim como a responsabilidade penal não pode ultrapassar a pessoa do condenado.

Essa pergunta também está no material:

AVALIANDO PENAL W
10 pág.

Direito Penal I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Entre as alternativas apresentadas, a afirmativa correta é: O Princípio da Individualização da Pena impede que a pena ultrapasse a pessoa do condenado. A novatio legis in mellius, por sua vez, é uma expressão que significa a aplicação de uma lei nova mais benéfica ao réu, mesmo que o fato tenha ocorrido antes da vigência da nova lei. E, de fato, essa novatio legis in mellius é retroativa, ou seja, pode ser aplicada a fatos ocorridos antes da sua vigência. Já a pena de morte é inadmissível em nosso ordenamento jurídico, pois viola o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, que é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil. Por fim, tanto a responsabilidade civil de reparar o dano quanto a responsabilidade penal não podem ultrapassar a pessoa do condenado, pois a responsabilidade é pessoal e intransferível.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais