Buscar

O momento de sistematização da Geografia como ciência, teve como influência a corrente filosófica positivista como método de pesquisa e investigaçã...

O momento de sistematização da Geografia como ciência, teve como influência a corrente filosófica positivista como método de pesquisa e investigação nos estudos geográficos. Foram nessa concepção filosófica e metodológica que os geógrafos vão buscar procedimentos metodológicos e orientações gerais para os estudos. Assinale a alternativa que não condiz com o método positivista para os estudos geográficos.

Ao estudar e pesquisar Geografia por meio do método positivista geógrafos e estudantes tinha como procedimento inicial era observar o espaço em seguida descrever as características naturais e humanas, criticar, comparar e pôr em questão os termos da relação do homem com a natureza tendo a dialética como suporte filosófico e sociológico.
A metodologia de estudo positivista de investigação da Geografia como ciência além de traduzir descrever paisagens consiste também em catalogar as informações sistematizando as informações nos livros e enciclopédias de Geografia.
A corrente filosófica positivista é uma corrente não dialética, pelo fato de que não se compara ou questiona os fatos geográficos semelhantes e diferentes que foram descritos e catalogados nas pesquisas.
O positivismo enquanto metodologia de investigação caracteriza-se em observar e descrever paisagens naturais e fatos sociais ou humanos.
Apesar da corrente positivista ter sido fundamental para os estudos da Geografia tradicional, esse método de ensino ainda está presente no ensino de Geografia contemporâneo.
a) Apenas a afirmativa I está incorreta.
b) Apenas a afirmativa II está incorreta.
c) Apenas a afirmativa III está incorreta.
d) Apenas a afirmativa IV está incorreta.
e) Apenas a afirmativa V está incorreta.

Essa pergunta também está no material:

Aula 1,2,3, 4e 5 conteudo e metodologia ensino de historia e geografia
14 pág.

Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino de História e Geografia Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que não condiz com o método positivista para os estudos geográficos é a letra C) Apenas a afirmativa III está incorreta. Isso porque a afirmativa III afirma que a corrente filosófica positivista é uma corrente não dialética, pelo fato de que não se compara ou questiona os fatos geográficos semelhantes e diferentes que foram descritos e catalogados nas pesquisas. No entanto, o positivismo, enquanto metodologia de investigação, caracteriza-se em observar e descrever paisagens naturais e fatos sociais ou humanos, mas não impede a comparação ou questionamento dos fatos geográficos.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais