Buscar

De que forma a fosforilação oxidativa gera ATP? A fosforilação oxidativa é uma das vias metabólicas da respiração celular. É um processo em que a ...

De que forma a fosforilação oxidativa gera ATP?

A fosforilação oxidativa é uma das vias metabólicas da respiração celular.
É um processo em que a energia obtida por meio da degradação das moléculas provenientes dos alimentos, como a glicose, é convertida em ligações nas moléculas de ATP.
É a etapa final da respiração celular – um processo de obtenção de energia realizado por alguns organismos na presença de oxigênio (processo aeróbio) – e onde ocorre a maior produção de ATP a partir de moléculas de ADP.

Essa pergunta também está no material:

Roteiro de estudo - Bioquimica
2 pág.

Bioquímica I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A fosforilação oxidativa é um processo que ocorre na membrana interna da mitocôndria e é responsável pela produção de ATP. Durante a respiração celular, a energia é liberada na forma de elétrons que são transportados por uma série de proteínas na membrana mitocondrial interna. Essa série de proteínas é chamada de cadeia de transporte de elétrons. À medida que os elétrons passam pela cadeia de transporte de elétrons, eles liberam energia que é usada para bombear prótons (H+) da matriz mitocondrial para o espaço intermembranar. Isso cria um gradiente de prótons através da membrana mitocondrial interna. A energia potencial armazenada nesse gradiente é usada pela ATP sintase para produzir ATP a partir de ADP e fosfato inorgânico. A ATP sintase é uma enzima que funciona como uma turbina, girando à medida que os prótons fluem de volta para a matriz mitocondrial. A energia liberada pela rotação da ATP sintase é usada para unir o ADP e o fosfato inorgânico, formando ATP.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais