Buscar

Dadas as características particulares da Educação não escolar, os educadores que atuam nessa modalidade precisam contar com um complexo conjunto de...

Dadas as características particulares da Educação não escolar, os educadores que atuam nessa modalidade precisam contar com um complexo conjunto de saberes que engloba conceitos, procedimentos, habilidades, atitudes e valores. Assim, esses profissionais precisam possuir certas competências para desenvolver seu trabalho de maneira efetiva. Considerando teus conhecimentos sobre as competências que precisa mobilizar esse profissional e sua relação com as competências dos professores da educação escolar, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas. As competências docentes específicas estabelecidas nas Diretrizes Curriculares para a formação inicial de professores para a Educação Básica envolvem, entre outras, a compreensão dos conhecimentos historicamente construídos para ensinar a realidade, a reflexão e análise para organizar e planejar práticas pedagógicas desafiadoras, o incentivo às manifestações artísticas e culturais e o exercício da empatia e o diálogo. Um profissional que tenha desenvolvido tais competências na sua formação inicial contará com _____________ ferramentas  para se desempenhar em entornos educativos não escolares. Contudo, existem, ademais, um conjunto de competências ___________ que o profissional precisa adquirir para atuar na educação não escolar. Elas decorrem do fato de que, nesses entornos, as práticas não possuem um currículo imposto como acontece na educação escolar. O profissional da educação não escolar deve ser capaz de ____________ os conteúdos trabalhados considerando a realidade e necessidade de seus educandos  senão que os conteúdos. Ser capaz de tomar essas decisões requer uma formação ____________ que lhe proporcione ferramentas teórico-metodológicas para desenvolver uma atuação autónoma e responsável. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

O texto apresenta informações sobre as competências necessárias para atuar na educação não escolar.
O profissional da educação não escolar precisa adquirir um conjunto de competências específicas para atuar nessa modalidade.
A formação sólida é fundamental para que o profissional da educação não escolar possa tomar decisões autônomas e responsáveis.
valiosas / específicas / negociar / sólida.
escassas / específicas / filtrar/ sólida.
valiosas / gerais / negociar / universal.

Essa pergunta também está no material:

Colaborar - Adg4 - Práticas Educativas em Espaços Não Escolares
3 pág.

Práticas Educativas em Ambientes Não-escolares Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "valiosas / específicas / negociar / sólida.". O texto apresenta informações sobre as competências necessárias para atuar na educação não escolar. O profissional da educação não escolar precisa adquirir um conjunto de competências específicas para atuar nessa modalidade. A formação sólida é fundamental para que o profissional da educação não escolar possa tomar decisões autônomas e responsáveis. Ele precisa contar com ferramentas valiosas para se desempenhar em entornos educativos não escolares. Contudo, existem, ademais, um conjunto de competências específicas que o profissional precisa adquirir para atuar na educação não escolar. Ele deve ser capaz de negociar os conteúdos trabalhados considerando a realidade e necessidade de seus educandos, e não apenas filtrar os conteúdos. Ser capaz de tomar essas decisões requer uma formação sólida que lhe proporcione ferramentas teórico-metodológicas para desenvolver uma atuação autônoma e responsável.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais