Buscar

Sobre a história natural da doença do HIV, responda. a)Cite os achados clínicos mais comuns da síndrome retroviral aguda (SRA), e sua duração usual...

Sobre a história natural da doença do HIV, responda. a)Cite os achados clínicos mais comuns da síndrome retroviral aguda (SRA), e sua duração usual.

A infecção aguda pelo HIV ocorre nas primeiras semanas de infecção pelo vírus, quando este está sendo replicado intensamente nos tecidos linfóides. Nessa fase tem-se CV-HIV elevada e níveis decrescentes de linfócitos, especialmente linfócitos T CD4+ que são importantes para a reprodução viral. Nessa fase o indivíduo é altamente infectante.
A infecção nessa fase é acompanhada de um conjunto de manifestações clínicas denominado Síndrome Retroviral Aguda (SRA), sendo os sintomas febre moderada a alta, cefaléia, astenia, faringite, exantema e mialgia, além de sudorese e linfadenomegalia, principalmente nas cadeias cervicais, submandibular, occiptal e axilar. Também pode ocorrer manifestação de esplenomegalia, letargia, anorexia e depressão.
Podem surgir também sintomas digestivos como náusea, vômitos, diarréia, perda de peso e úlceras orais. Os sintomas neurológicos mais comuns são cefaléia e dor ocular e, mais raramente, meningite asséptica, neurite periférica sensitiva ou motora, paralisia do nervo facial ou síndrome de Guillan-Barré.
A SRA é autolimitada e a maior parte dos sinais e sintomas desaparece em 3 ou 4 semanas. Manifestações clínicas mais intensas e prolongadas (mais que 14 dias) indicam progressão mais rápida da doença.
Os sinais e sintomas que caracterizam a SRA, por serem muito semelhantes aos de outras infecções virais, são habitualmente atribuídos a outras etiologias e a infecção por HIV comumente deixa de ser diagnosticada na fase inicial ou aguda.

Essa pergunta também está no material:

estudo dirigido_HIV
6 pág.

Farmacoterapia Universidade Federal de Minas GeraisUniversidade Federal de Minas Gerais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os achados clínicos mais comuns da Síndrome Retroviral Aguda (SRA) são: - Febre moderada a alta; - Cefaleia; - Astenia; - Faringite; - Exantema; - Mialgia; - Sudorese; - Linfadenomegalia, principalmente nas cadeias cervicais, submandibular, occiptal e axilar; - Esplenomegalia; - Letargia; - Anorexia; - Depressão; - Náusea; - Vômitos; - Diarreia; - Perda de peso; - Úlceras orais; - Sintomas neurológicos como cefaleia e dor ocular, e mais raramente meningite asséptica, neurite periférica sensitiva ou motora, paralisia do nervo facial ou síndrome de Guillan-Barré. A duração usual da SRA é de 3 a 4 semanas, sendo autolimitada. No entanto, manifestações clínicas mais intensas e prolongadas (mais que 14 dias) indicam progressão mais rápida da doença. É importante ressaltar que os sinais e sintomas da SRA são muito semelhantes aos de outras infecções virais, o que pode dificultar o diagnóstico da infecção por HIV na fase inicial ou aguda.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais