Buscar

Com as diversas renovações do campo historiográfico propostas pela Escola dos Annales, pela Escola de Frankfurt e pela Nova Esquerda Inglesa, a his...

Com as diversas renovações do campo historiográfico propostas pela Escola dos Annales, pela Escola de Frankfurt e pela Nova Esquerda Inglesa, a história intelectual e a história das ideias políticas foram alvos de críticas. Assinale a alternativa que apresenta o teor principal destas críticas:

Os historiadores das escolas críticas e revisionistas entendem que a história das ideais se limitava à análise sociopolítica, por isso deixava de lado questões culturais. Assim, esse campo historiográfico deveria passar por uma ampliação e revisão.
A crítica principal referia-se ao fato de que os intelectuais no século XX eram vistos como agentes ativos dentro da sociedade pelos teóricos da história intelectual, fato que ocasionava atritos com historiadores de outras escolas, que reivindicavam para si o papel ativo de transformação social.
No início do século XX, a visão sobre os intelectuais era categórica. Para os teóricos da época, essa classe se restringia aos agentes sociais das camadas mais baixas, conhecidos como intelectuais orgânicos, termo proposto por Antonio Gramsci. Apesar disso, os historiadores compreendiam que essa noção limitava o trabalho historiográfico, impossibilitando compreender todas as relações de força dentro da sociedade.
A principal crítica referia-se ao fato de os teóricos da história das ideias políticas considerarem que o intelectual estava separado do restante da sociedade em razão de sua cátedra acadêmica. Os historiadores das escolas críticas e revisionistas compreendem que as ideias surgem da inter-relação com o social e cultural, por isso não estão imunes a posicionamentos políticos e paixões.
Para Jean-François Sirinelli, a história das ideias era questionada devido ao seu caráter político e cultural. No século XX, esse campo historiográfico buscava analisar o intelectual e seu discurso, inseridos como parte fundamental da sociedade.
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V

Essa pergunta também está no material:

TEORIA DA HISTÓRIA 3
3 pág.

Teoria da História e Historiografia Faculdade Venda Nova do ImigranteFaculdade Venda Nova do Imigrante

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) V. A principal crítica referia-se ao fato de os teóricos da história das ideias políticas considerarem que o intelectual estava separado do restante da sociedade em razão de sua cátedra acadêmica. Os historiadores das escolas críticas e revisionistas compreendem que as ideias surgem da inter-relação com o social e cultural, por isso não estão imunes a posicionamentos políticos e paixões.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais