Buscar

Teoria da História e Historiografia prova IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Teoria da História e Historiografia (HID27)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:512994) ( peso.:4,00)
	Prova:
	20481889
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Os Estados/governos, muitas vezes, promovem a produção de uma história com a intenção de construir e consolidar em suas populações as noções de identidade, soberania e nacionalismo. A fundação do Instituto Histórico, Geográfico e Brasileiro (IHGB) ocorreu em 1838, com a função de escrever a história nacional, conforme os interesses das elites políticas da época do Brasil do Império. Tendo em vista a criação do IHGB e o contexto político no qual o país se encontrava, disserte sobre as principais ações e preocupações deste instituto com a história nacional do século XIX.
	Resposta Esperada:
Quando da fundação do IHGB, o Brasil já havia proclamado a Independência de Portugal e estava em vigor o regime imperial. O governo imperial promoveu um concurso em nível internacional para selecionar profissionais no sentido de elaborar uma espécie de diretriz da História brasileira que deveria ser elaborada, na qual prevaleceu que deveria ser dando ênfase à história do Brasil Imperial e não mais à época colonial de forte influência católica. O principal diretor do IHGB ao longo do século XIX foi Francisco Adolfo de Varnhagen. Nas produções do IHGB, sob a regência de Varnhagen ocorreu a preocupação de narrativas fortemente descritivas e que visavam a justificar os conflitos sociais entre brancos europeus e os indígenas nativos (subordinados aos lusitanos e fundamentais ao processo de colonização) e os trabalhadores escravizados (indivíduos apresentados como socialmente inferiores).
	2.
	Marx concebia a História como fundamentada na vida material. Com isso, ele coloca-se criticamente diante das perspectivas teóricas de Kant e Hegel com relação à compreensão do processo histórico. Ao contrário desses autores, Marx defendia que a práxis, não a razão, levaria a humanidade à emancipação. Disserte sobre a chave para o entendimento do processo histórico segundo Marx.
	Resposta Esperada:
Para Marx, o processo histórico encontra-se submetido à lógica econômica, ou seja, a chave para o entendimento do processo histórico é a Economia. É o modo de produção, com suas características próprias, que determina o movimento da História a partir de suas contradições internas. Assim, a história move-se a partir do choque das forças produtivas antagônicas no processo de produção.
Parte inferior do formulário

Continue navegando