Buscar

EDUCAÇÃO POPULAR - PAULO HENRIQUE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Paulo Henrique Benjamin de Oliveira
Matricula: 01437643
Curso: Pedagogia
Disciplina: Educação Popular e Cultura em Educação
A Educação Popular no Brasil possui uma trajetória ampla e diversificada ao longo dos anos. Diversos movimentos foram relevantes para a sua evolução histórica, contribuindo para difundir práticas educativas emancipatórias e promover a participação popular na construção do conhecimento.
Um dos primeiros movimentos relevantes foi a Escola do Povo, idealizada por Antônio Raposo Tavares, no século XVII. Essa escola tinha como objetivo trazer a educação para a vida cotidiana das pessoas, promovendo a aprendizagem através de vivências e experiências práticas. A Escola do Povo representou um importante marco no reconhecimento da importância da educação popular para a formação cidadã.
Outro movimento relevante foi a Educação de Base, desenvolvida na década de 1940. Essa proposta foi um esforço conjunto de intelectuais e educadores populares para promover uma educação que estivesse ligada às necessidades e realidades do povo brasileiro. A Educação de Base enfatizava a aprendizagem através do diálogo e da valorização da cultura local, buscando a formação crítica dos cidadãos.
O Movimento de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também se destaca na história da Educação Popular no Brasil. Iniciado na década de 1970, o EJA surgiu como uma resposta à exclusão educacional de jovens e adultos. Esse movimento foi essencial para trazer a temática da alfabetização e da educação continuada para o centro das discussões educacionais, promovendo a inclusão social e a participação ativa das classes populares na busca por conhecimento.
Ao refletir sobre a trajetória histórica da Educação Popular no Brasil, é possível perceber a importância desses movimentos na luta por uma educação mais inclusiva e democrática. Embora ainda haja desafios a serem superados, é inegável o avanço conquistado ao longo dos anos, graças aos esforços desses movimentos. A Educação Popular contribui para a formação de sujeitos críticos e conscientes, capazes de transformar a realidade em que vivem.
Referencias:
PAIVA, Vanilda Pereira. História da educação popular no Brasil: educação popular e educação de adultos. Edições Loyola, 2003.
SETTON, Maria da Graça Jacintho. A educação popular no Brasil: a cultura de massa. Revista Usp, n. 61, p. 58-77, 2004.
MACIEL, Karen de Fátima. O pensamento de Paulo Freire na trajetória da educação popular. 2011.
TEIVE, Gladys Mary Ghizoni. EDUCAÇÃO POPULAR NO BRASIL: proposta do Professor Orestes Guimarães. Currículo sem Fronteiras, v. 10, n. 2, p. 228-243, 2010.

Outros materiais