Buscar

Desafio Colaborativo_Educação Popular

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNINASSAU MACEIÓ
EAD PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO POPULAR
PROFESSORA EXECUTORA: ROSELY TAVARES DE SOUZA
TUTOR: JOSE AILTON DIAS DA SILVA
ALUNA: ITAMARA CRISTIANE DE SOUSA TEIXEIRA
Após a leitura do texto de Moacir Gadotti, responda aos questionamentos a seguir, de acordo com o conteúdo estudado em nossa primeira unidade. 
Caso tenha alguma dúvida envie uma mensagem para seu tutor!
1.Por que a Educação Popular não pode ser simplesmente considerada como uma educação informal? Aliado a isso, quais bases conceituais conseguem identificar-se na fundamentação da Educação Popular? Quais suas impressões sobre a oferta nas escolas da educação popular?
Lembre-se, o nosso Fórum avaliativo é o local onde você aprende de forma coletiva com seus colegas, interagindo de forma crítica, somando conteúdo de extrema importância para a construção do seu conhecimento e da nota.
A Educação Popular não pode ser simplesmente considerada como uma educação informal porque tem por objetivo a formação de sujeitos com conhecimento e consciência cidadã e a organização do trabalho político para afirmação do sujeito. Ela garante de forma sistemática a apropriação do conhecimento através de um processo de construção coletiva e participativa na sociedade para manter e/ou transformá-la.
O diálogo, a amorosidade, a conscientização, a transformação da realidade e do mundo, partir da realidade concreta, a construção do conhecimento e pesquisa participante e a sistematização de experiências e do conhecimento são as bases epistemológicas da Educação Popular.
A Educação Popular deve cruzar as barreiras da escola, por isso está direcionada às camadas populares, voltada ao resgate da cidadania, à inclusão de todos. Não é o bastante oferecer nas escolas a educação popular, é preciso construir uma escola pública popular, que para Freire seria (1991, p. 43): “estimula o aluno a perguntar, a criticar, a criar, onde se propõe a construção do conhecimento coletivo, articulando o saber popular e o saber crítico, científico, mediado pelas experiências no mundo”.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
EDUCAÇÃO Informal. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Wikimedia, 2019. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_informal. Acesso em: 25 nov. 2019.
SECRETARIA-GERAL da Presidência da República. Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas. Brasília: Secretaria-Geral, 2014.
BARBOSA, R. C. Educação Popular e a construção de um poder ético. Disponível em: https://web.archive.org/web/20150608073222/http://espacoacademico.com.br/078/78barbosa.htm. Acesso em: 25 nov. 2019.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando