Buscar

Estudo dirigido e seminário. CONTEÚDO: ANEMIA FALCIFORME. Habilidade: reconhecer sinais e sintomas de ANEMIA FALCIFORME, formular hipóteses diagnós...

Estudo dirigido e seminário. CONTEÚDO: ANEMIA FALCIFORME. Habilidade: reconhecer sinais e sintomas de ANEMIA FALCIFORME, formular hipóteses diagnósticas diferenciando, decidir a terapia adequada e os exames laboratoriais necessários a investigação e propor o tratamento ou a terapêutica baseada em evidencia científica. O QUE O ALUNO PRECISA SABER: 1- Entrega das respostas dos casos por grupo no dia anterior á aula (50% nota do seminário); 2- 70 minutos - seminário/ discursão em sala de casos clínicos. (50% da nota) 3- 20 minutos - fechamento da aula/duvidas. O SEMINÁRIO IRÁ COMPOR 50% DA NOTA TEÓRICA. COMO PROCEDER? 1- Dividam a turma em 5 grupos 2- Leiam Os casos abaixo e resolvam os casos clínicos usando os textos de apoio (mas não precisam se limitar a estes); CUIDADO ALGUNS TEXTOS DE APOIO TEM PAGINAS ESPECIFICAS DURANTE A AULA? 1- Para os casos É FUNDAMENTAL Anotar e procurar conceituar todos os termos desconhecidos, 2- Cada grupo deve entregar até o termino do dia anterior da aula as respostas DOS CASOS; 3- No início da aula será escolhido um aluno de cada grupo para discutir os casos clínicos, a ideia é que nenhum aluno saiba quem ira apresentar e assim todos estudem para apresentação do caso. A escolha será aleatória. 4- Durante a apresentação dos casos e discussão serão perguntados, aos alunos participantes da discursão, as respostas dos casos (pode ser questionado também questões especificas sobre os assuntos abordados nos textos), à estes questionamentos será dado uma nota (a nota do grupo será a nota do aluno. 5- A ideia é que cada aluno consiga afirmar ou excluir como hipótese, o caso apresentado e responder as perguntas (as perguntas serão sempre sobre os caso e sobre os termos existentes nos casos). 6- Se o aluno não souber o grupo terá oportunidade de corrigir (no entanto a nota será individualizada). Se o aluno errar e o grupo acertar o aluno perde pontos mas o grupo não, se o aluno errar e o grupo não corrigir todos perdem pontos. 7- É possível que o professor pergunte algo para alguém que não tenha sido escolhido. 8- Critérios de avaliação do seminário/discursão do caso em sala de aula: 1- Respondeu as perguntas adequadamente: acerto >70%= 4pontos, entre 70 e 40% de acerto 2 pontos, menos de 40% acerto 0 pontos) 2- Qualidade da discursão sala toda – até 2 pontos 3- Presença em sala (ponto individual) 2 pontos 4- Respeito ao horário da aula 2 pontos (Chegou fora do horário perde 1 ponto) Se um aluno se recusar a apresentar perdera 6 pontos do seminário (será ESCOLHIDO OUTRO ALUNO DO GRUPO), Caso um aluno sorteado não esteja em sala ou mesmo que não tenha sido sorteado mas que não esteja presente (tenha faltado) PERDERA OS 10 PONTOS DE SEMINÁRIO. Nestas duas situações acima na próxima aula o aluno ausente obrigatoriamente apresentara o seminário. JUNTO A OUTRO SORTEADO. Cada aluno pode excluir uma menor nota por bimestre.

O objetivo da aula é ensinar sobre a anemia falciforme.
Os alunos devem entregar as respostas dos casos por grupo no dia anterior à aula.
A nota do seminário irá compor 50% da nota teórica.
Os alunos devem dividir a turma em 5 grupos.
Durante a apresentação dos casos e discussão, serão perguntados aos alunos participantes da discussão as respostas dos casos.
A nota do grupo será a nota do aluno.
Se um aluno se recusar a apresentar, perderá 6 pontos do seminário.
Cada aluno pode excluir uma menor nota por bimestre.

Essa pergunta também está no material:

Estudo Dirigido Anemias Hemolíticas
9 pág.

Hematologia Centro universitário são LucasCentro universitário são Lucas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O objetivo da aula é ensinar sobre a anemia falciforme. Os alunos devem reconhecer sinais e sintomas da doença, formular hipóteses diagnósticas diferenciando, decidir a terapia adequada e os exames laboratoriais necessários a investigação e propor o tratamento ou a terapêutica baseada em evidência científica. Os alunos devem dividir a turma em 5 grupos e ler os casos clínicos abaixo, resolvendo-os usando os textos de apoio (mas não precisam se limitar a estes). Cada grupo deve entregar até o término do dia anterior da aula as respostas dos casos. No início da aula, será escolhido um aluno de cada grupo para discutir os casos clínicos. Durante a apresentação dos casos e discussão, serão perguntados aos alunos participantes da discussão as respostas dos casos. A nota do grupo será a nota do aluno. Se um aluno se recusar a apresentar, perderá 6 pontos do seminário. Cada aluno pode excluir uma menor nota por bimestre. Os critérios de avaliação do seminário/discussão do caso em sala de aula são: 1. Respondeu as perguntas adequadamente: acerto >70%= 4 pontos, entre 70 e 40% de acerto 2 pontos, menos de 40% acerto 0 pontos) 2. Qualidade da discussão sala toda – até 2 pontos 3. Presença em sala (ponto individual) 2 pontos 4. Respeito ao horário da aula 2 pontos (Chegou fora do horário perde 1 ponto) Se um aluno sorteado não estiver em sala ou mesmo que não tenha sido sorteado mas que não esteja presente (tenha faltado) perderá os 10 pontos de seminário. Nessa situação, na próxima aula, o aluno ausente obrigatoriamente apresentará o seminário junto a outro sorteado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais