Buscar

Como vimos no decorrer das aulas, a atuação do/a profissional de Serviço Social deve orientar-se por princípios a favor da democracia, do exercício...

Como vimos no decorrer das aulas, a atuação do/a profissional de Serviço Social deve orientar-se por princípios a favor da democracia, do exercício da cidadania, da liberdade, dos direitos humanos e da emancipação da classe trabalhadora, compreendendo-os como indispensáveis à construção de uma nova ordem societária. Diante disso, observe atentamente as afirmacoes abaixo a respeito da atuação profissional e avalie com VERDADEIRO (V) ou FALSO (F):

(V) Parte da classe trabalhadora e sujeito/a à condição de trabalho assalariado, o/a profissional de Serviço Social ao mesmo tempo que faz o enfrentamento às expressões da questão social no cotidiano profissional, por intermédio de variadas mediações, também convive com estas.
(V) A partir de sua inserção em espaços socioinstitucionais próprios do capital, por vezes a prática profissional é cerceada e regulada.
(V) O compromisso estabelecido junto a classe trabalhadora em seu Projeto Ético-Profissional, a ser materializado no dia a dia profissional, orienta para a construção de respostas capazes de preservar e efetivar direitos, além de se exigir do/a assistente social capacidade de decifrar a realidade, de modo a construir uma intervenção profissional consciente, crítica e criativa frente à realidade.
(V) Enquanto constituinte da classe trabalhadora, o/a assistente social deve reconhecer os limites de sua atuação profissional, buscando construir medidas de enfrentamento à questão social que possam contribuir para a superação do capitalismo.

Essa pergunta também está no material:

Prova Eletrônica_ Mundo do Trabalho Capitalismo e Serviço Social 08-04
16 pág.

Antropologia e Sociedade UnidomboscoUnidombosco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As afirmativas apresentadas são verdadeiras (V). A atuação do/a profissional de Serviço Social deve ser orientada pelos princípios da democracia, exercício da cidadania, liberdade, direitos humanos e emancipação da classe trabalhadora. O/a assistente social, como parte da classe trabalhadora, deve enfrentar as expressões da questão social no cotidiano profissional, mesmo convivendo com elas. A prática profissional pode ser cerceada e regulada pela inserção em espaços socioinstitucionais próprios do capital. O compromisso estabelecido junto à classe trabalhadora em seu Projeto Ético-Profissional orienta para a construção de respostas capazes de preservar e efetivar direitos, além de exigir do/a assistente social capacidade de decifrar a realidade e construir uma intervenção profissional consciente, crítica e criativa. Por fim, o/a assistente social deve reconhecer os limites de sua atuação profissional e buscar construir medidas de enfrentamento à questão social que possam contribuir para a superação do capitalismo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais