Buscar

AV_2_Antropologia e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-NORTE SHOPPING-NOITE 19H
CURSO DE GRADUAÇÃO PSICOLOGIA
AV2 ANTROPOLOGIA E SOCIEDADE SDE4794
PROFESSORA: LAURA EUGENIA PEREZ FREITAS
Questão 1 - Leia atentamente ao texto abaixo:
(...) Esses operários, constrangidos a vender-se diariamente, são mercadoria, artigo de comércio como qualquer outro; em consequência, estão sujeitos a todas as vicissitudes da concorrência, a todas as flutuações do mercado. O crescente emprego de máquinas e a divisão do trabalho, despojando o trabalho do operário de seu caráter autônomo, tiram-lhe todo atrativo. O produtor passa a ser um simples apêndice da máquina e só se requer dele a operação mais simples, mais monótona, mais fácil de aprender.
 (...) MARX, K.; ENGELS,F. Manifesto do Partido Comunista. In______ Textos: volume 3. São Paulo, Edições Sociais, 1995, p.21-47.
Este trecho do Manifesto do Partido Comunista faz alusão a que conceito estudado por Marx? Justifique sua resposta.
Faz alusão ao conceito marxismo, uma doutrina sociológica, filosófica e política baseada no pensamento socialista e tenta entender os processos sociais ao longo da história. O reconhecimento de que diferentes classes sociais são subjulgadas por relações de dominação.
Questão 2 - Leia atentamente ao texto abaixo:
(...) A cozinha dos índios brasileiros era primitiva e rudimentar. Eles nos deixaram, no entanto, alguns pratos à base de milho, como a pamonha e a canjica; à base de mandioca (Manhiot utilíssima), como a farinha, o beiju, o mingau, a tapioca etc. (...) Extraído de RAMOS, A. Notas sobre a culinária negro-brasileira.
(...) In CÂMARA CASCUDO, L. Antologia da Alimentação no Brasil. Rio de Janeiro: Livros Técnico e Científicos, 1977.p. 85.
Em relação à primeira frase desta descrição feita por Ramos sobre a cozinha dos índios qual conceito se aplica? Defina este conceito e justifique sua resposta.
Conceito etnocêntrico, uma forma de racismo, preconceito, defendendo a posição de que diferentes grupos étnicos podem relacionar-se com as diferentes “raças”. Característica de quem considera seu grupo étnico superior a todos ou outros.
Questão-3 - Leia atentamente o texto abaixo:
Horto contra remoção A cidade do Rio de Janeiro vive um momento de retrocesso no que diz respeito às conquistas de um longo processo de lutas do campo da Reforma Urbana e que permitiu-nos acreditar que havíamos afastado de uma vez por todas o
fantasma da remoção. (...) Neste momento, nos solidarizamos com os moradores do Jardim Botânico e reproduzimos parte da carta aberta divulgada por eles: "Não há qualquer invasão ao Jardim Botânico, o qual nós seríamos os primeiros a defender. Sob este pretexto, e de uma fictícia necessidade de expansão, o que se pretende é levar a cabo uma "limpeza étnica e social" do bairro, para atender a interesses nada obscuros, porém inconfessáveis: destruir toda uma comunidade apagá-la da história, para "melhorar" a vizinhança." Itamar Silva, diretor do Ibase.
Fonte: http://www.ibase.br/pt/2013/05/moradores-do-horto-pedem-socorro/
Dadas às diferenças nas abordagens das ciências sociais e das ciências da natureza, diante do processo de remoções no Jardim Botânico no Rio de Janeiro, quais seriam as diferentes perspectivas sobre o tema de parte dos cientistas sociais e dos cientistas da natureza?
Nas ciências sociais o pensamento é voltado às questões sociais de remoção das nobres famílias e o interesse político por trás disso, e nas ciências da natureza a visão é quanto ao impacto ambiental, terras desgastadas, recursos hídricos, fauna.
Questão-4 – Leia O trecho abaixo:
VELLOSO, Mônica Pimenta.  As tradições populares na Belle Époque carioca. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1988. pp. 8-11
(...) Passamos a constituir uma espécie de “subcultura europeia”, considerada inferior por integrar elementos arcaicos bárbaros e selvagens.
(...) Nessa perspectiva, as elites são apontadas como as responsáveis pela conservação do patrimônio cultural da Nação, devendo promover a coesão das demais forças sociais. Dotadas da dinâmica da razão, detentoras do princípio ativo da ciência, elas são consideradas elementos superiores, por estarem em sintonia com a cultura universal. Já as camadas populares não familiarizados com os princípios da ciência, são circunscritas à esfera do arcaico e do particular.
(...) É neste período que começa a ser posto em curso o processo de modernização da sociedade brasileira, calcado em um cosmopolitismo profundamente agressivo. O endeusamento do modelo civilizatório parisiense é concomitante ao desprestígio das nossas tradições. Vive-se o apogeu da ideologia cientificista que transforma a modernidade em um verdadeiro mito, cultuada pelas nossas elites. Mais do que nunca, a 
cultura popular é identificada com negativismo, na medida em que não compactuaria com os valores da modernidade. Já foi assinalado o caráter autoritário e às vezes dramático com o qual se reveste o projeto de modernização nos países periféricos.
(...) Candomblé, capoeira, o bumba meu boi, romarias religiosas, maxixe, violão, serestas, cordões carnavalescos, enfim, as mais variadas expressões culturais e passam a ser objeto da vigilância do poder estatal que volta e meia interfere, legisla, adverte, proíbe e reprime.
(...) Pressionado pelos interesses do capital internacional que exigia o controle das doenças tropicais, o governo assume como sua meta prioritária a bandeira do saneamento. Ao atrelar o projeto sanitário de Oswaldo Cruz ao projeto de reforma urbana, as autoridades públicas tentavam minimizar o caráter autoritário e repressivo das medidas modernizadoras. (...)
Baseado no texto acima, fale de modo explicativo sobre a influência do Positivismo na sociedade brasileira da época.  Justifique sua resposta baseado nos conceitos de ordem e progresso característicos dos movimentos Estático e Dinâmico propostos por Auguste Comte.
O positivismo marcou o início da sociologia, teoria política, moral e filosófica baseada na ciência e na ordem social com disciplina, rigor e ordem necessários para o crescimento moral e social, mas no fim, tornou-se um regime coronelista. Comte divide a Sociologia em estática social e a dinâmica social. Na dinâmica social "a ciência das leis do Progresso" estuda como as sociedades desenvolvem; estuda a vida em movimento do progresso. Tem como objetivo estabelecer as leis da mudança social.
"O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim" (em francês L'amour pour principe et l'ordre pour base; le progrès pour but.
Questão 5 - Leia atentamente ao texto abaixo:
A estudante Geisy Vila Nova Arruda, 20, disse nesta sexta (30) que não desistirá do curso de turismo da faculdade Uniban, no campus de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Ela está no primeiro ano. No dia 22, uma quinta, ela foi hostilizada pelos alunos da faculdade por estar usando uma minissaia. Ela admitiu que naquele dia
 estava com uma roupa inadequada para ir à escola, mas dali ela iria para uma festa. De 
qualquer forma, disse, nada justifica o que houve. (...) O tumulto começou quando Geisy, já em sala de aula, saiu com uma amiga para ir ao banheiro, chamando a atenção dos estudantes. Formou-se uma aglomeração diante da porta do banheiro, e a moça foi xingada por estudantes. Ela temeu ser agredida, se saísse. A direção da escola teve de chamar policiais militares para tirá-la da escola vestida com um jaleco de professor. Os policiais tiveram que fazer uso de gás de pimenta abrir caminho, e a estudante teve de passar por estudantes que gritavam: “Puta, puta, puta!”. “Eles estavam possuídos, fiquei com muito medo", disse. “Sai de lá escoltada por seis homens, o mais rápido que pude. 
Mulheres colocavam celulares na minha cara, corriam atrás de mim, para filmar meu rosto chorando. Os policiais tiveram que me levar até a minha casa.” (...).
Fonte: http://gostei.abril.com.br/frame/index/estudante-da-uniban-xingada-por-usar-mini-saia-diz-nao-ser-p
Segundo Durkheim, as formas de solidariedade social mantém a coesão entre os indivíduos de um dado gruposocial.  Relativo ao texto acima, qual a forma de solidariedade social expressa nos fatos e a qual tipo de direito esta forma corresponde? Justifique sua resposta.
A solidariedade mecânica prevalece, compartilham os mesmos valores e crenças sociais, os interesses são coletivos, já na solidariedade orgânica, a coesão social não está assentada em crenças e valores sociais, religiosos, na tradição ou nos costumes compartilhados, mas nos códigos e regras de conduta que estabelecem direitos e deveres e se expressam em normas jurídicas, o direito, o que não foi o caso.
 
 
Priscila Freire do Nascimento
201908618711

Continue navegando