Buscar

No exame físico do recém-nascido, quais são as observações a serem feitas na palpação das fontanelas? Observar o tamanho, a tensão, os abaulamento...

No exame físico do recém-nascido, quais são as observações a serem feitas na palpação das fontanelas?

Observar o tamanho, a tensão, os abaulamentos ou as depressões e pulsações.
A fontanela bregmática, na forma de losango, formada na confluência dos ossos frontal e parietais, apresenta-se com tamanho variável no RN a termo.
Quando abaulada, sugere aumento da pressão intracraniana, como ocorre na meningite, hidrocefalia, edema cerebral ou hemorragia intracraniana.
Quando deprimida, associa-se à desidratação.
A lambdoide, entre os ossos parietais e occipital, geralmente é pequena (justaposta). Quando grande, pode estar associada a doenças como hipotireoidismo e síndrome de Down.
a) I, II e III estão corretas.
b) II, III e IV estão corretas.
c) I, III e V estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Atenção a Saúde do Recém Nascido
194 pág.

Saúde da Criança Faculdade Integral DiferencialFaculdade Integral Diferencial

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No exame físico do recém-nascido, as observações a serem feitas na palpação das fontanelas são: observar o tamanho, a tensão, os abaulamentos ou as depressões e pulsações. A fontanela bregmática, na forma de losango, formada na confluência dos ossos frontal e parietais, apresenta-se com tamanho variável no RN a termo. Quando abaulada, sugere aumento da pressão intracraniana, como ocorre na meningite, hidrocefalia, edema cerebral ou hemorragia intracraniana. Quando deprimida, associa-se à desidratação. A fontanela lambdoide, entre os ossos parietais e occipital, geralmente é pequena (justaposta). Quando grande, pode estar associada a doenças como hipotireoidismo e síndrome de Down. A alternativa correta é a letra b) II, III e IV estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais