Buscar

12. Que são moléculas apolares? E moléculas polares? Quais dessas duas são solúveis em água? Explique. Moléculas polares: quando existe diferença ...

12. Que são moléculas apolares? E moléculas polares? Quais dessas duas são solúveis em água? Explique.

Moléculas polares: quando existe diferença de eletronegatividade entre os átomos, apresentando um polo negativo e outro positivo. Ocorre em quase todas as moléculas orgânicas.
Moléculas apolares: não existe diferença de eletronegatividade entre átomos. Ocorre apenas em moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).
As moléculas polares são mais solúveis em água pois a água também se trata de uma molécula polar. Semelhante dissolve semelhante.

Essa pergunta também está no material:

Exercicio introdução a bioquimica
4 pág.

Bioquímica I Centro Universitário de Belo HorizonteCentro Universitário de Belo Horizonte

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Moléculas polares são moléculas que apresentam uma diferença de eletronegatividade entre os átomos, gerando um polo negativo e outro positivo. Isso ocorre em quase todas as moléculas orgânicas. Já as moléculas apolares não apresentam diferença de eletronegatividade entre os átomos, ocorrendo apenas em moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos). As moléculas polares são mais solúveis em água, pois a água também é uma molécula polar. A água é capaz de interagir com as moléculas polares, formando ligações de hidrogênio, o que facilita a dissolução dessas moléculas. Já as moléculas apolares não interagem com a água, pois não possuem cargas elétricas, tornando-se insolúveis em água.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais