Buscar

Exercicio introdução a bioquimica

Prévia do material em texto

Disciplina: Bioquímica 
 Prof.ª Cintia Martins 
 
Exercícios de Revisão - Introdução à bioquímica 
 
Conceitue os termos: átomo, íon, molécula, biomolécula, macromolécula.
Átomo: sistema energético estável eletricamente neutro que consiste em um núcleo denso, positivamente carregado envolvido por elétrons.
Íon: átomo ou grupo atômico eletricamente carregado.
Molécula: representação da estrutura e propriedades de uma substância composta de um ou mais átomos.
Biomolécula: compostos químicos sintetizados por seres vivos e que participam da estrutura e do funcionamento da matéria viva.
Macromolécula: moléculas de grandes dimensões como proteínas, ácidos nucleicos, polímeros e etc.
 
O carbono é o átomo mais frequente nas estruturas celulares. Explique como esse átomo pode formar estruturas tão variadas e que apresentam propriedades químicas tão distintas.
O carbono pode formar estruturas tão variadas devido a sua tetravalência, onde ele pode se ligar a quatro átomos diferentes.
 
Além do átomo de carbono, quais são os átomos mais presentes na composição da matéria viva?
O átomo de hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
 
O que são macroelementos e oligoelementos?
Os macroelementos são aqueles essenciais para a vida, ou seja, que precisam estar em quantidade satisfatórias em nosso corpo para termos uma vida saudável.
Os oligoelementos são elementos químicos inorgânicos necessários em pequenas quantidades, que desempenham diversas funções metabólicas no organismo, principalmente na formação de enzimas.
Escreva os nomes das moléculas dentro dos retângulos em branco e correlacione (ligando) cada uma delas com as caixas cinzas descritas no centro: 
 
 
Correlacione as estruturas dos grupamentos químicos (centro) com seus nomes (esq.) e os grupamentos que compõe cada um deles. 
 
 
 
 
Dentre as moléculas que compõem os organismos, qual é a mais abundante?
A água (H2O)
 
Descreva as propriedades moleculares da água.
A água possui propriedades moleculares polar, é considerada o solvente universal devido sua solubilidade e possui alto calor especifico. 
Por que moléculas orgânicas contendo átomos de nitrogênio (N) ou de oxigênio (O) em suas estruturas são mais solúveis em água?
Devido a facilidade que a água tem em se ligar a essas moléculas formando pontes de hidrogênio. 
O que são interações do tipo pontes de hidrogênio? Exemplifique algumas moléculas orgânicas que apresentem essas interações em suas estruturas.
São interações na qual um átomo eletronegativo (F, O, N) atrai um H com carga parcial positiva. Ex: NH3
 
Quais são as outras interações presentes nas estruturas celulares. Descreva cada uma delas.
Dipolo-dipolo ou dipolo permanente: ocorre entre moléculas polares. Quando a molécula é polar há de um lado um átomo mais eletronegativo e do outro um átomo mais eletropositivo, sendo assim essa interação se estabelece de modo que a extremidade negativa de uma molécula se oriente a extremidade positiva da outra.
Dipolo induzido ou dipolo instantâneo: essa é a interação mais fraca que acontece entre moléculas apolares. Mesmo sendo apolar possui muitos elétrons que se movimentam rapidamente podendo acontecer de um certo momento uma das moléculas estar com mais elétrons do que o outro formando interações rápidas que logo se desfazem.
 
Que são moléculas apolares? E moléculas polares? Quais dessas duas são solúveis em água? Explique. 
Moléculas polares: quando existe diferença de eletronegatividade entre os átomos, apresentando um polo negativo e outro positivo. Ocorre em quase todas as moléculas orgânicas.
Moléculas apolares: não existe diferença de eletronegatividade entre átomos. Ocorre apenas em moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).
As moléculas polares são mais solúveis em água pois a água também se trata de uma molécula polar. Semelhante dissolve semelhante.
 
Qual a diferença entre interação química e ligação química? Qual delas é mais fácil de ser rompida? 
Na ligação temos o compartilhamento de elétrons.
Na interação há apenas um tipo de atração entre as moléculas.
Sendo assim a mais fácies de serem rompidas são as de interações.

Continue navegando