Buscar

Em qualquer discurso, é importante que o falante tenha a capacidade de adequar seu modo de falar (e escrever) ao assunto, ao ambiente, ao ouvinte e...

Em qualquer discurso, é importante que o falante tenha a capacidade de adequar seu modo de falar (e escrever) ao assunto, ao ambiente, ao ouvinte etc. Considere essa afirmação e indique a ALTERNATIVA INADEQUADA.


Um advogado, num tribunal de júri, diz: - O depoimento da testemunha vai de encontro aos fatos ocorridos.
Um advogado, tomando chope com um amigo em um bar, diz-lhe: - Por obséquio, poderias fazer-me a fineza de emprestar-me seu isqueiro.
Num velório, uma pessoa, ao cumprimentar a viúva, diz: - É extremamente doloroso, para mim, saber que seu marido faleceu.
Numa conversa informal, um estagiário diz ao juiz: - E aí, chefe, tudo bem?
O estagiário telefonou ao juiz e lhe perguntou: - Vossa Excelência virá ao fórum hoje?

Essa pergunta também está no material:

REDAÇÃO INSTRUMENTAL
5 pág.

Redação Instrumental Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa inadequada é: "Numa conversa informal, um estagiário diz ao juiz: - E aí, chefe, tudo bem?" pois o estagiário não deve se dirigir ao juiz de forma tão informal, utilizando gírias e tratando-o como "chefe". O correto seria utilizar um tom mais respeitoso e formal, como "Excelentíssimo Juiz, como vai o senhor hoje?"

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais