Buscar

1. Diferencie o conhecimento filosófico dos demais tipos de conhecimento. Conhecimento filosófico é um conhecimento sistemático organizado por um ...

1. Diferencie o conhecimento filosófico dos demais tipos de conhecimento.

Conhecimento filosófico é um conhecimento sistemático organizado por um conjunto de ideias internamente articuladas e relacionadas num todo coerente para que sejam provadas e demonstradas racionalmente.
Conhecimento mítico é um conhecimento intuitivo da realidade que dispensa argumentos e fundamentações. Decorre da tradição cultural de um povo, não é datado, não tem autoria, não se justifica, não se fundamenta e não se coloca ao questionamento. Pressupõe a adesão e a aceitação por parte do indivíduo.
Senso comum descreve as crenças e proposições de forma natural sem que haja uma investigação rigorosa para as mesmas. É um conhecimento espontâneo do cotidiano sem o crivo da análise crítica.
Conhecimento científico é um conhecimento sistemático, lógico, rigoroso e metódico. Para tanto, obedece a um conjunto de princípios, determinados pela razão, na sua forma e no seu conteúdo, a fim de orientar a pesquisa científica acerca de um determinado fenômeno.
Conhecimento artístico é um conhecimento intuitivo da realidade ou do mundo tendo a imaginação como mediadora entre o percebido e o pensado, ou seja, possibilita outras formas de compreensão da realidade.

Essa pergunta também está no material:

Filosofia da educação Brasileira
127 pág.

Filosofia da Educação Brasileira Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O conhecimento filosófico se diferencia dos demais tipos de conhecimento por ser um conhecimento sistemático, organizado por um conjunto de ideias internamente articuladas e relacionadas num todo coerente para que sejam provadas e demonstradas racionalmente. Já o conhecimento mítico é um conhecimento intuitivo da realidade que dispensa argumentos e fundamentações, decorre da tradição cultural de um povo, não é datado, não tem autoria, não se justifica, não se fundamenta e não se coloca ao questionamento. O senso comum descreve as crenças e proposições de forma natural sem que haja uma investigação rigorosa para as mesmas. É um conhecimento espontâneo do cotidiano sem o crivo da análise crítica. O conhecimento científico é um conhecimento sistemático, lógico, rigoroso e metódico, obedece a um conjunto de princípios, determinados pela razão, na sua forma e no seu conteúdo, a fim de orientar a pesquisa científica acerca de um determinado fenômeno. Por fim, o conhecimento artístico é um conhecimento intuitivo da realidade ou do mundo tendo a imaginação como mediadora entre o percebido e o pensado, ou seja, possibilita outras formas de compreensão da realidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais