Buscar

Coluna 1 (50) A civilização egípcia (51) A grande faixa de terra produtiva que se estende para o noroeste do golfo Pérsico, daí descendo pela costa...

Coluna 1
(50) A civilização egípcia
(51) A grande faixa de terra produtiva que se estende para o noroeste do golfo Pérsico, daí descendo pela costa do Mediterrâneo até quase o Egito, região que foi o berço das mais antigas culturas históricas, chama-se:
(52) Relacione a coluna II, que apresenta afirmacoes relativas a povos da Antigüidade, com a coluna I, que identifica os mesmos.
(53) As histórias contadas na Bíblia – ou, mais exatamente, em partes da Bíblia – são artigo de fé para cerca de 3 bilhões de cristãos, judeus e muçulmanos. Antes restritas às discussões filosóficas e teológicas, elas ganham um interesse cada vez maior de historiadores, arqueólogos, lingüistas e outros estudiosos em diversos campos da ciência. Novos estudos e descobertas arqueológicas estão tentando separar fato de ficção para explicar o que tem algum fundamento histórico, o que é mitologia e o que é ciência nos relatos bíblicos.
(54) Quanto aos hebreus, é correta a afirmação de que:
(55) O comércio no Oriente Próximo, na Antigüidade, não se exercia em circuito fechado; relações seguidas eram estabelecidas com os países vizinhos, como se pode ver através de textos e, mais freqüentemente, pelos objetos antigos encontrados nas ruínas e que revelam uma origem estrangeira. Duas regiões se distinguem entre todas pelas relações mantidas com o Oriente Próximo: Egito e o Egeu.
(56) Ultrapassando de muito os egeus, eles atingiram as camadas extremas da riqueza, abastecendo a Grécia, o Egito e a Ásia de cobre e estanho. Durante todo um período que cobre o fim do segundo milênio e o princípio do primeiro, depois do declínio da grandeza miceniana e o início da atividade marítima grega, eles despontaram – e a Odisséia é disso uma testemunha – como os mais hábeis navegadores e comerciantes do mundo mediterrâneo, voluntariosos e desonestos, dirão naturalmente seus concorrentes sem, contudo, se recusarem a se tornar seus clientes e reconhecer sua primazia.
(57) Alguns povos da Antigüidade foram mercadores que viveram do comércio marítimo. Cite três cidades-Estados fenícias e indique a principal contribuição que os fenícios legaram às civilizações posteriores.
(58) Podem ser consideradas características das civilizações da Antigüidade Oriental:
a) o monoteísmo e uma rígida divisão social
b) o politeísmo e uma sociedade organizada de maneira igualitária
c) o politeísmo e uma rígida divisão social
d) o monoteísmo e uma sociedade organizada de maneira igualitária
e) o politeísmo e uma sociedade de classes
(59) Das alternativas abaixo, a que melhor caracteriza a sociedade fenícia é:
a) a existência de um Estado centralizado e o monoteísmo;
b) o monoteísmo e a agricultura;
c) o comércio e o politeísmo;
d) as cidades-Estados e o monoteísmo;
e) a agricultura e a forma de Estado centralizado.

a) 1 – 2 – 3
b) 3 – 1 – 2
c) 2 – 3 – 1
d) 2 – 1 – 3
e) 3 – 2 – 1