Buscar

2 Assinale a resposta incorreta: Em meados do século XVIII, o estado português, influenciado pelo iluminismo e seus princípios racionalistas, expu...

2 Assinale a resposta incorreta:

Em meados do século XVIII, o estado português, influenciado pelo iluminismo e seus princípios racionalistas, expulsa os jesuítas do Brasil (1759), confiscando seus bens, e realiza uma reforma educacional a partir da atuação de Marques de Pombal.
Em 1997 é abolida a disciplina escolar de Estudos Sociais dos currículos do Ensino Básico e a História e Geografia voltam a aparecer de forma autônoma.
Nos anos 70 é clara a influência, e de forma majoritária, da tendência marxista na disciplina escolar de História.
Nos anos 80 se iniciam mudanças expressivas nas grades currículos do Ensino Básico, situação fruto do novo período democrático que se inicia na História do Brasil.
No final dos anos 80 e início dos 90 é cada vez mais nítida a influência na disciplinar escolar de História da chamada Nova História, principalmente da tendência de origem francesa.

Essa pergunta também está no material:

G1 METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTORIA
3 pág.

Metodologia do Ensino de História Universidade Luterana do BrasilUniversidade Luterana do Brasil

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta incorreta é: "Em 1997 é abolida a disciplina escolar de Estudos Sociais dos currículos do Ensino Básico e a História e Geografia voltam a aparecer de forma autônoma." Na verdade, em 1997 foi criado o Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que estabeleceu as diretrizes para a educação básica no Brasil, incluindo a definição de áreas de conhecimento, como História, Geografia, Matemática, entre outras.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais