Buscar

7.3 Empresa X realiza serviço de transporte entre os Munícipios Y e Z, ambos do Estado de São Paulo, utilizando-se, para tanto, de caminhão e avião...

7.3 Empresa X realiza serviço de transporte entre os Munícipios Y e Z, ambos do Estado de São Paulo, utilizando-se, para tanto, de caminhão e avião, tendo as mercadorias sido acondicionadas, ou seja, permanecendo por tempo razoável em estabelecimento da empresa quando da mudança de modal, haveria de se falar em descontinuidade de transporte e, por consequência, nova cobrança de ICMS? (Analisar a problemática à luz do Parecer PGFN/CAT nº 57/13).

Na ocorrência do transbordo e da baldeação, não há que se falar em nova prestação de serviço independente que resulte em nova incidência do ICMS, haja vista tratar de mera questão logística necessária à continuidade do serviço inicialmente contratado.
A baldeação é configurada quando as mercadorias permanecem por tempo razoável em estabelecimento da empresa quando da mudança de modal.
Não há que se falar em descontinuidade de transporte e, por conseguinte, nova cobrança de ICMS, tendo em vista que tratar-se de uma questão logística necessária para a continuidade do serviço inicialmente contratado.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c) Todas as afirmativas estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão incorretas.

Essa pergunta também está no material:

5 - SEMINÁRIO V -- ICMS - SERVIÇOS - final
12 pág.

Direito Tributário e Processo Tributário Colégio ObjetivoColégio Objetivo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "c) Todas as afirmativas estão corretas". Isso porque, de acordo com o Parecer PGFN/CAT nº 57/13, na ocorrência do transbordo e da baldeação, não há que se falar em nova prestação de serviço independente que resulte em nova incidência do ICMS, haja vista tratar de mera questão logística necessária à continuidade do serviço inicialmente contratado. Além disso, a baldeação é configurada quando as mercadorias permanecem por tempo razoável em estabelecimento da empresa quando da mudança de modal. E, por fim, não há que se falar em descontinuidade de transporte e, por conseguinte, nova cobrança de ICMS, tendo em vista que tratar-se de uma questão logística necessária para a continuidade do serviço inicialmente contratado.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais