Há casos em que, havendo dois sintagmas nominais na sentença, associados a um verbo, os papéis temáticos representados por esses dois sintagmas estão em uma relação simétrica. Por exemplo: o primeiro sintagma pode corresponder a uma entidade que gosta de algo, e o segundo, à entidade correspondente à coisa de que se gosta. Com base nessa informação, assinale a alternativa que indica a relação entre os papéis temáticos simétricos descritos no exemplo.
Agente – paciente. Agente – objeto da experiência. Experienciador – paciente. Causa – objeto da experiência. Experienciador – objeto da experiência.
Quando analisamos as sentenças e seus mecanismos de constituição, vemos que muitos dos fenômenos que ocorrem na sentença simples ocorrem também na sentença complexa. Esse fato pode ser observado no seguinte par de sentenças: (a) As crianças mais novas ganharam os brindes primeiro e (b) Depois que viram o conteúdo do pacote, as crianças que tinham rejeitado o brinde disseram que o queriam. Comparando a estrutura sintagmática e as funções sintáticas presentes nas sentenças apresentadas, julgue como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmacoes a seguir: ( ) O item primeiro, na sentença (a), e o item depois que viram o conteúdo do pacote, na sentença (b), têm funções sintáticas correspondentes. ( ) O item mais novas, na sentença (a), e o item que tinham rejeitado o brinde, na sentença (b), têm funções sintáticas correspondentes. ( ) Na sentença complexa, o objeto direto do verbo queriam é uma sentença subordinada correspondente em função sintática a os brindes, na primeira. ( ) Na sentença complexa, que tinham rejeitado o brinde ocupa a mesma posição sintagmática ocupada por um sintagma adjetival na sentença simples. Assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O item primeiro, na sentença (a), e o item depois que viram o conteúdo do pacote, na sentença (b), têm funções sintáticas correspondentes. ( ) O item mais novas, na sentença (a), e o item que tinham rejeitado o brinde, na sentença (b), têm funções sintáticas correspondentes. ( ) Na sentença complexa, o objeto direto do verbo queriam é uma sentença subordinada correspondente em função sintática a os brindes, na primeira. ( ) Na sentença complexa, que tinham rejeitado o brinde ocupa a mesma posição sintagmática ocupada por um sintagma adjetival na sentença simples. V – V – V – V. V – V – F – V. V – V – V – F. F – V – F – V. V – F – F – V.