Buscar

8. 3-17 A hemoglobina é capaz de ligar moléculas de oxigênio de maneira eficaz nos pulmões, pois ali a pressão parcial de oxigênio é alta. Nos teci...

8. 3-17 A hemoglobina é capaz de ligar moléculas de oxigênio de maneira eficaz nos pulmões, pois ali a pressão parcial de oxigênio é alta. Nos tecidos, a pressão parcial de oxigênio é mais baixa, pois ele está presente em concentrações menores, uma vez que é consumido constantemente no metabolismo. Em condições de menor pressão parcial de oxigênio, a hemoglobina libera estas moléculas. Este fenômeno, que é causado pelo equilíbrio de ligação, é favorecido por interações alostéricas entre as quatro subunidades que compõem uma molécula funcional de hemoglobina. 3-18 Uma hipótese viável seria o excesso de AMP mediar a inibição por retroalimentação da enzima que converte E em F, e o excesso de GMP mediar a inibição por retroalimentação da etapa que converte E em H. O intermediário E, que acumularia pela inibição destas enzimas, por sua vez mediaria a inibição por retroalimentação da etapa que converte R5P em A. Diversas vias metabólicas, que se subdividem em duas ou mais vias distintas, são reguladas desta maneira. No entanto, a via de síntese de nucleotídeos de purina é regulada de um modo distinto (Figura R3-2). As moléculas de AMP e GMP regulam as etapas de E para F e de E para H, como descrito anteriormente, mas também regulam a etapa que converte R5P em A. Para evitar que o excesso de um destes nucleotídeos seja capaz de inibir toda a via, cada um deles, individualmente, é capaz de inibir a enzima que converte R5P em A em apenas 50% da sua atividade normal; somente quando os dois nucleotídeos estão presentes em excesso é que esta enzima – e toda a via metabólica subsequente – é completamente inibida.

A hemoglobina libera moléculas de oxigênio em condições de menor pressão parcial de oxigênio.
O excesso de AMP e GMP medeia a inibição por retroalimentação da via de síntese de nucleotídeos de purina.
Cada um dos nucleotídeos AMP e GMP é capaz de inibir a enzima que converte R5P em A em apenas 50% da sua atividade normal.
a) Apenas I está correta.
b) Apenas II está correta.
c) Apenas III está correta.
d) I e II estão corretas.
e) II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Respostas_Alberts
76 pág.

Biologia Celular Universidade Federal do AmazonasUniversidade Federal do Amazonas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) II e III estão corretas. A afirmativa I está incorreta, pois a hemoglobina é capaz de liberar moléculas de oxigênio em condições de menor pressão parcial de oxigênio, e não de ligá-las. Já a afirmativa II está correta, pois o excesso de AMP e GMP medeia a inibição por retroalimentação da via de síntese de nucleotídeos de purina. E a afirmativa III também está correta, pois cada um dos nucleotídeos AMP e GMP é capaz de inibir a enzima que converte R5P em A em apenas 50% da sua atividade normal.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais