Buscar

4.4.6 Diretriz 6 – Gordura, açúcares e sal Este grupo é a principal fonte de lipídeos, fornecendo energia, ácidos graxos essenciais e vitaminas lip...

4.4.6 Diretriz 6 – Gordura, açúcares e sal
Este grupo é a principal fonte de lipídeos, fornecendo energia, ácidos graxos essenciais e vitaminas lipossolúveis. Das calorias diárias, 15% a 30% devem ser fornecidas por este grupo (OMS, 2004). Cada grama de lipídeo fornece 9 kcal, mais que o dobro fornecido pelo mesmo peso de carboidrato ou proteína (4 kcal/g). Os exageros de gordura na alimentação, além de elevar o seu valor energético total, podem levar à obesidade, à elevação do colesterol total e suas frações e à resistência à insulina.

As gorduras que se apresentam sólidas à temperatura ambiente, como manteiga e banha, são de origem animal, chamadas de saturadas e ricas em colesterol. Gorduras líquidas à temperatura ambiente são de origem vegetal. Quando estas gorduras vegetais sofrem um processo chamado de hidrogenação (como na margarina e no creme vegetal), são transformadas em gordura vegetal hidrogenada ou gordura trans.

4.4.6.2 Gordura trans
É uma gordura formada por meio de processo de hidrogenação natural (na gordura de animais ruminantes) ou industrial. A gordura vegetal hidrogenada é um tipo específico de gordura trans produzida pela indústria. O processo de hidrogenação industrial que transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida à temperatura ambiente é utilizado para melhorar a consistência dos alimentos e o tempo de “prateleira” de alguns produtos.

Estas gorduras estão presentes na maioria dos alimentos industrializados, em concentrações variáveis. A gordura trans (hidrogenada) é prejudicial à saúde, podendo contribuir para o desenvolvimento de algumas doenças crônicas como dislipidemias. De acordo com a OMS a quantidade de gordura trans ingerida não deve ser maior do que 2 gramas/dia (OMS, 2004).

A informação nutricional é essencial para que os consumidores possam, por meio de comparações, escolher melhor os produtos para balancear suas dietas. Ao consultar o rótulo de um alimento, na tabela de informação nutricional, o consumidor pode optar por gorduras mais saudáveis (mono e polinsaturadas) e reduzir o consumo de gorduras saturadas e trans.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Diretriz 6 se refere ao consumo de gordura, açúcares e sal na alimentação. Este grupo é a principal fonte de lipídeos, fornecendo energia, ácidos graxos essenciais e vitaminas lipossolúveis. Das calorias diárias, 15% a 30% devem ser fornecidas por este grupo (OMS, 2004). Cada grama de lipídeo fornece 9 kcal, mais que o dobro fornecido pelo mesmo peso de carboidrato ou proteína (4 kcal/g). O consumo excessivo de gordura pode levar à obesidade, elevação do colesterol total e suas frações e à resistência à insulina. As gorduras saturadas, presentes em alimentos de origem animal, como manteiga e banha, são ricas em colesterol e devem ser consumidas com moderação. As gorduras trans, presentes em alimentos industrializados, são prejudiciais à saúde e devem ser evitadas. A quantidade de gordura trans ingerida não deve ser maior do que 2 gramas/dia (OMS, 2004). Ao consultar o rótulo de um alimento, na tabela de informação nutricional, o consumidor pode optar por gorduras mais saudáveis (mono e polinsaturadas) e reduzir o consumo de gorduras saturadas e trans.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais