Buscar

9. As relações de alteridade são fundamentais e transcorrem as instâncias da constituição do sujeito, de sua consciência, de seu pensamento, de sua...

9. As relações de alteridade são fundamentais e transcorrem as instâncias da constituição do sujeito, de sua consciência, de seu pensamento, de sua individualidade e de sua responsabilidade. De acordo com o que foi visto nesta Unidade, como pode ser definida a alteridade? É a capacidade de colocar-se no lugar do outro em uma relação interpessoal, observando a consideração, a identificação e o diálogo, ou seja, é o reconhecimento de que existem outros indivíduos e culturas particulares e pessoais que creem, atuam e percebem a humanidade de um ponto de vista pessoal.


É a capacidade de colocar-se no lugar do outro em uma relação interpessoal, observando a consideração, a identificação e o diálogo, ou seja, é o reconhecimento de que existem outros indivíduos e culturas particulares e pessoais que creem, atuam e percebem a humanidade de um ponto de vista pessoal.
É a capacidade de conseguir se colocar no lugar de outra pessoa e sentir o que ela sente, como se fosse ela mesma, ou seja, é a capacidade psicológica para sentir o que sentiria outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela ou passando pelas mesmas peculiaridades que a vida lhe impõe.
É uma emoção ou sentimento individual que leva uma pessoa a desejar o bem a outra pessoa, a outro ser e, até mesmo, a outra coisa; ou seja, algo que representa tantos outros significados, quer comuns, quer conforme a ótica de apreciação, tal como nas religiões, na filosofia, na sociologia e nas ciências humanas.
É a percepção, compreensão e reação ao sofrimento ou necessidade de outra forma de vida de qualquer espécie, ou seja, uma preocupação impulsionada por uma mudança de ponto de vista, de uma perspectiva pessoal para a perspectiva de outro grupo (ou indivíduo que está necessitado), pontualmente existencialista e preparada que essa percepção possa ser ampla, mas estrita.
É a capacidade de aguentar algo com resignação, ou seja, um sentimento que faz ter paz interior mesmo em situações que desagradam. É uma sensação que não deixa desistir de uma atividade desgastante ou enfadonha, ou seja, é uma comoção que lhe faz obstinar-se diante de uma situação difícil.

Essa pergunta também está no material:

AVALIAÇÃO EPISTEMOLOGIA DO FENÔMENO RELIGIOSO I
8 pág.

Epistemologia Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o que foi visto na Unidade, a definição correta de alteridade é: "a capacidade de colocar-se no lugar do outro em uma relação interpessoal, observando a consideração, a identificação e o diálogo, ou seja, é o reconhecimento de que existem outros indivíduos e culturas particulares e pessoais que creem, atuam e percebem a humanidade de um ponto de vista pessoal".

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais