Buscar

A Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica é orientada pela BNCC e composta pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), ...

A Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica é orientada pela BNCC e composta pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Todos eles são realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Qual é o objetivo dos exames nacionais?


Proporcionar uma abordagem linear e obtusa, que possibilite a aprendizagem de conhecimentos religiosos e culturais, além dos estéticos, observados a partir das múltiplas manifestações religiosas, bem como propiciar conhecimentos sobre o direito à liberdade de consciência e de crença, de modo a promover os direitos humanos.
Diagnosticar as condições de oferta da educação básica; verificar a qualidade da educação básica; oferecer subsídios para o monitoramento e o aprimoramento das políticas educacionais; aferir as competências e as habilidades dos estudantes; fomentar a inclusão educacional de jovens e adultos; e promover a progressão do sistema de ensino. (Alternativa correta)
Coordenar ações fundamentais de políticas em âmbito federal, estadual e municipal, referentes à avaliação e à elaboração de materiais pedagógicos e aos critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação no país.
A avaliação processual é fundamentada em um tipo de ensino religioso coerente com a educação cristã, mas a aplicabilidade da avaliação processual também pode ser feita na nova concepção de ensino religioso, fundamentada em valores plurais, no respeito às várias religiosidades e diversidades, em coerência com os valores do país.
A avaliação processual permite aprender a identificar racionalmente, mobilizar competentemente, gerenciar habilmente e utilizar esses conjuntos de recursos, articulados a habilidades, saberes, conhecimentos e outras características pertinentes.

Essa pergunta também está no material:

AVALIAÇÃO POLÍTICAS EDUCACIONAIS E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE ENSINO RELIGIOSO II
8 pág.

Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O objetivo dos exames nacionais, como o Enem e o Encceja, é diagnosticar as condições de oferta da educação básica, verificar a qualidade da educação básica, oferecer subsídios para o monitoramento e o aprimoramento das políticas educacionais, aferir as competências e as habilidades dos estudantes, fomentar a inclusão educacional de jovens e adultos e promover a progressão do sistema de ensino.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais