Buscar

4. A seção reta de uma viga, que foi projetada para receber cabos de aço protendidos no orifício indicado em "B", está representada na figura a seg...

4. A seção reta de uma viga, que foi projetada para receber cabos de aço protendidos no orifício indicado em "B", está representada na figura a seguir. Os cabos protendidos são utilizados como um recurso para aliviar as tensões na parte inferior da viga e podem provocar no máximo força longitudinal normal de compressão igual a 1.000 kN no ponto de sua aplicação. A estrutura apresenta área da seção reta tranversal igual a 4.000 cm 2 e momento de inércia igual a 800.000cm4.

Ao ser posicionada, a viga ficará submetida a tensões trativas na parte inferior, sendo o valor máximo no ponto "A" igual a 15,25 kN/cm2.

Considerando o contexto anterior e a figura a seguir, determine aproximadamente a excetrincidade "e" dos cabos protendidos para que o estado de tensão trativa seja anulado.

Tensão provocada pelos cabos protendidos: s=N/A ± N.e.yo/I

Onde:

- N: esforço normal provocado pelo cabo protendido

- A: área da seção transversal

- I: momento de inércia da seção em relação ao centroide

- yo: distância do bordo considerado até o centroide

a) 150 cm
b) 125 cm
c) 200 cm
d) 100 cm
e) 50 cm

Determine aproximadamente a excetrincidade "e" dos cabos protendidos para que o estado de tensão trativa seja anulado.
a) 150 cm
b) 125 cm
c) 200 cm
d) 100 cm
e) 50 cm

Essa pergunta também está no material:

ex aula 7 - MECÂNICA APLICADA À ENGENHARIA CIVIL
9 pág.

Mecânica Aplicada A Engenharia Civil Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para determinar a excentricidade "e" dos cabos protendidos para que o estado de tensão trativa seja anulado, podemos utilizar a seguinte fórmula: s = N/A ± N.e.yo/I Onde: - s: tensão provocada pelos cabos protendidos - N: esforço normal provocado pelo cabo protendido - A: área da seção transversal - I: momento de inércia da seção em relação ao centroide - yo: distância do bordo considerado até o centroide - e: excentricidade dos cabos protendidos Substituindo os valores fornecidos no enunciado, temos: 15,25 kN/cm² = 1000 kN / 4000 cm² ± 1000 kN . e . yo / 800000 cm⁴ Simplificando a equação, temos: e = (15,25 kN/cm² . 800000 cm⁴) / (1000 kN . 4000 cm² . yo) e = 3,05 cm / yo Para anular a tensão trativa, a excentricidade dos cabos protendidos deve ser igual a zero. Portanto, yo = 3,05 cm / 0 = infinito. Assim, a resposta correta é a letra E) 50 cm.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais