Buscar

4-"As lipoproteínas são conjuntos macromoleculares que contêm lipídios e proteínas." Sobre a assertiva acima, descreva: A) O mecanismo de transpor...

4-"As lipoproteínas são conjuntos macromoleculares que contêm lipídios e proteínas." Sobre a assertiva acima, descreva:

A) O mecanismo de transporte de lipídios no sangue, diferenciando os tipos de lipoproteínas.

B) O diagnóstico e o manejo de pacientes com hipercolesterolemia está amplamente baseado na concentração do LDL-Colesterol, sendo esse o determinante principal do ponto de corte e o alvo a ser alcançado em terapias hipolipomiantes, juntamente com outros fatores de risco conhecidos. Existe uma relação direta entre o LDL-colesterol e novos casos de doença arterial coronariana, além deste ser um fator de prognóstico na prevenção secundária de eventos cardiovasculares. O LDL-colesterol não pode ser calculado quando amostras com quilomicrons, com Triglicerídeos >400 mg/dL, ou em pacientes com disbetalipoproteinemia.

A equação de Friedewald (Friedewald, 1972) estima o nível plasmático de LDL-colesterol por meio das concentrações plasmáticas de colesterol total, HDL-colesterol e VLDL (estimada a partir da concentração dos triglicerídeos). Seu uso permite o manejo de dislipidemias, prevenção primária e secundária de eventos cardiovasculares, cálculo do risco cardíaco (Escore de Framingham).

Considerando que um paciente apresenta um exame com os seguintes resultados: Colesterol total: 250 mg/dL; HDL-colesterol: 50 mg/dL; Triglicerideos: 110 mg/dL

Para um paciente atingir níveis adequados de LDL a concentração de referência será ≤ 100mg/dL, informe o resultado alcançado e se o valor do LDL do paciente o inclui dentro dos níveis desejáveis para a prevenção de doença arterial coronariana."
A) Mecanismo de transporte de lipídios no sangue, diferenciando os tipos de lipoproteínas.
B) Diagnóstico e manejo de pacientes com hipercolesterolemia e equação de Friedewald.
A) As lipoproteínas são conjuntos macromoleculares que contêm lipídios e proteínas. Elas são responsáveis pelo transporte de lipídios no sangue, já que os lipídios são insolúveis em água e precisam ser transportados por proteínas. Existem diferentes tipos de lipoproteínas, como os quilomicrons, VLDL, LDL e HDL, que se diferenciam pela densidade, tamanho e composição de lipídios e proteínas.
B) O LDL-colesterol é considerado o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, como a doença arterial coronariana. O diagnóstico e manejo de pacientes com hipercolesterolemia é baseado na concentração do LDL-colesterol, que deve ser mantido abaixo de 100mg/dL para prevenção de doenças cardiovasculares. A equação de Friedewald é utilizada para estimar o nível plasmático de LDL-colesterol a partir das concentrações plasmáticas de colesterol total, HDL-colesterol e VLDL. No caso do paciente apresentado, o resultado do LDL-colesterol seria de 140mg/dL, o que não está dentro dos níveis desejáveis para prevenção de doença arterial coronariana.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A) As lipoproteínas são conjuntos macromoleculares que contêm lipídios e proteínas. Elas são responsáveis pelo transporte de lipídios no sangue, já que os lipídios são insolúveis em água e precisam ser transportados por proteínas. Existem diferentes tipos de lipoproteínas, como os quilomicrons, VLDL, LDL e HDL, que se diferenciam pela densidade, tamanho e composição de lipídios e proteínas. B) O LDL-colesterol é considerado o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, como a doença arterial coronariana. O diagnóstico e manejo de pacientes com hipercolesterolemia é baseado na concentração do LDL-colesterol, que deve ser mantido abaixo de 100mg/dL para prevenção de doenças cardiovasculares. A equação de Friedewald é utilizada para estimar o nível plasmático de LDL-colesterol a partir das concentrações plasmáticas de colesterol total, HDL-colesterol e VLDL. No caso do paciente apresentado, o resultado do LDL-colesterol seria de 140mg/dL, o que não está dentro dos níveis desejáveis para prevenção de doença arterial coronariana.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando