Buscar

A partir do texto precedente sobre as teorias crítico-reprodutivistas, assinale a opção correta. Os aparelhos ideológicos do Estado funcionam mas...

A partir do texto precedente sobre as teorias crítico-reprodutivistas, assinale a opção correta.


Os aparelhos ideológicos do Estado funcionam massivamente pelos rituais econômicos e políticos e, secundariamente, pelos rituais educativos.
Incluem-se entre as teorias crítico-reprodutivistas a teoria do sistema de ensino como violência simbólica e a teoria da escola como aparelho ideológico de Estado (AIE).
A teoria do sistema de ensino como violência simbólica foi desenvolvida por Althusser.
O termo “violência simbólica” relaciona-se à ideia de que toda e qualquer sociedade se estrutura como um sistema de relações de força emocional cujo papel é enfraquecer, por dissimulação, as relações de força material.
As teorias crítico-reprodutivistas também podem ser chamadas de tradicionais, marcadas pela construção de um modelo conteudístico e pela erudição da cultura letrada.

Essa pergunta também está no material:

Tema 2 Modulo 1 Abordagens em Currículo
2 pág.

Abordagens Humanistas em Psicologia Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Incluem-se entre as teorias crítico-reprodutivistas a teoria do sistema de ensino como violência simbólica e a teoria da escola como aparelho ideológico de Estado (AIE)."

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais