Buscar

I. I. Introdução Problemas de contagem sempre estiveram presentes, através dos séculos, na história da humanidade. A medida que mais elaboradas e...

I. I. Introdução

Problemas de contagem sempre estiveram presentes, através dos séculos, na história da humanidade.

A medida que mais elaboradas e complexas tornaram-se as relações humanas, mais se viu a necessidade de desenvolver técnicas matemáticas capazes de dar respostas mais rápidas a situações cotidianas que envolviam o processo de contar.

Assim, desenvolveu-se a Análise Combinatória - algumas vezes tratada eÍn editais de concurso como "Princípios de Contagem" - com o intuito de indicar, em suma, de quantas formas distintas se pode realizar determinado experimento.

Ao longo deste capítulo, conheceremos os caminhos da Análise Combinatória, suas técnicas e aplicações.

Questões de análise combinatória serão aquelas que perguntarão de quantas formas pode ocorrer um determinado evento. Vejamos alguns exemplos:

1) De quantas formas diferentes cinco pessoas podem se sentar em cinco cadeiras?


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresentado é uma introdução sobre a Análise Combinatória, que é uma área da matemática que busca solucionar problemas de contagem. A Análise Combinatória é utilizada para indicar quantas formas distintas é possível realizar determinado experimento. O texto apresenta um exemplo de questão de análise combinatória, que é: "De quantas formas diferentes cinco pessoas podem se sentar em cinco cadeiras?".

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais