Buscar

Explique o processo de digestão e absorção no intestino delgado. Movimentos de mistura no intestino delgado Funções do suco pancreático Ação da bil...

Explique o processo de digestão e absorção no intestino delgado.
Movimentos de mistura no intestino delgado
Funções do suco pancreático
Ação da bile
Secreção do suco entérico
O suco pancreático contém diversas enzimas digestivas, água e grandes quantidades de bicarbonato de sódio, que atuam na digestão de proteínas, carboidratos e lipídeos.
A bile é produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar, e seus sais biliares têm ação detergente, emulsificando as gorduras e facilitando a ação das enzimas digestivas.
O suco entérico é uma solução rica em enzimas, de pH neutro, que contém enzimas que dão sequência à hidrólise dos componentes alimentares.
Os movimentos de mistura no intestino delgado ocorrem quando uma porção do intestino delgado é distendida pelo quimo e o estiramento da parede intestinal desencadeia contrações localizadas e espaçadas, que duram cerca de frações de segundos.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O processo de digestão e absorção no intestino delgado começa com a ação do suco gástrico no estômago, que decompõe as proteínas em peptídeos menores. Em seguida, o quimo (alimento parcialmente digerido) é liberado no intestino delgado, onde é misturado com o suco pancreático, bile e suco entérico. Os movimentos de mistura no intestino delgado são chamados de movimentos segmentares, que ajudam a misturar o quimo com os sucos digestivos e a aumentar a área de contato entre o alimento e as enzimas digestivas. O suco pancreático contém enzimas digestivas, como a tripsina, quimotripsina, amilase pancreática e lipase pancreática, que atuam na digestão de proteínas, carboidratos e lipídeos. Além disso, o suco pancreático contém grandes quantidades de bicarbonato de sódio, que neutraliza o ácido do quimo e ajuda a manter o pH neutro no intestino delgado. A bile é produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar. Os sais biliares presentes na bile têm ação detergente, emulsificando as gorduras e facilitando a ação das enzimas lipolíticas, como a lipase pancreática. O suco entérico é uma solução rica em enzimas, de pH neutro, que contém enzimas que dão sequência à hidrólise dos componentes alimentares. As enzimas presentes no suco entérico incluem a sacarase, lactase, maltase, peptidases e nucleases. A absorção dos nutrientes ocorre principalmente no jejuno e no íleo do intestino delgado, onde as vilosidades intestinais e as microvilosidades aumentam a área de superfície disponível para a absorção. Os nutrientes são absorvidos pelas células intestinais e transportados para a corrente sanguínea ou para o sistema linfático.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais