Buscar

Com base nas leituras da Unidade I da apostila didática de Golias Silva e do capítulo 1 do livro de Joel Charon, reconstrua a trajetória da Sociolo...

Com base nas leituras da Unidade I da apostila didática de Golias Silva e do capítulo 1 do livro de Joel Charon, reconstrua a trajetória da Sociologia, demarcando suas principais questões e seus principais objetos de estudo.

A Sociologia ocorre no século XIX, em decorrência das profundas transformações nas sociedades ocidentais, iniciada na Inglaterra e pela Revolução Francesa de 1789.
Auguste Comte é considerado um dos fundadores da disciplina, tentou aplicar o método científico utilizado nas Ciências Naturais ao entendimento dos fenômenos sociais, identificando as leis universais na atividade de todas as ciências e desenvolveu uma classificação hierárquica e sistemática de todas elas, incluindo a astronomia, geologia e química.
Karl Marx, Èmile Durkheim e Max Weber são considerados os autores clássicos da Sociologia.
Karl Marx desenvolveu uma teoria política que deu fundamento ao socialismo científico, acerca do sistema capitalista de produção e de seus reflexos sobre a organização social.
Èmile Durkheim acreditava ser necessário descobrir novas fontes de solidariedade e de consenso entre os membros da sociedade para fortalecer a coesão, e seu método está baseado no reconhecimento e estudo do que ele chamou de fatos sociais de forma estruturada.
Max Weber tem sua atenção central no subjetivo, onde o indivíduo é o elemento principal da realidade, dando destaque à base de uma ação social, defendendo que a Sociologia é uma ciência voltada para a compreensão interpretativa da ação social e para a explicação causal em sua realização e seus efeitos, fundamentando a ordem social.
A Sociologia é a ciência que, através modo metódico e sistemático, estuda as relações sociais, onde o homem busca em diversas formas satisfazer suas necessidades, construindo uma multiplicidade de relações para delimitar a sua vida sobre a Terra.

Essa pergunta também está no material:

AD 1 SOC ORG
2 pág.

Administração Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas leituras da Unidade I da apostila didática de Golias Silva e do capítulo 1 do livro de Joel Charon, podemos reconstruir a trajetória da Sociologia como uma disciplina que surgiu no século XIX, em decorrência das profundas transformações nas sociedades ocidentais, iniciada na Inglaterra e pela Revolução Francesa de 1789. Auguste Comte é considerado um dos fundadores da disciplina, tentou aplicar o método científico utilizado nas Ciências Naturais ao entendimento dos fenômenos sociais, identificando as leis universais na atividade de todas as ciências e desenvolveu uma classificação hierárquica e sistemática de todas elas, incluindo a astronomia, geologia e química. Karl Marx, Èmile Durkheim e Max Weber são considerados os autores clássicos da Sociologia. Karl Marx desenvolveu uma teoria política que deu fundamento ao socialismo científico, acerca do sistema capitalista de produção e de seus reflexos sobre a organização social. Èmile Durkheim acreditava ser necessário descobrir novas fontes de solidariedade e de consenso entre os membros da sociedade para fortalecer a coesão, e seu método está baseado no reconhecimento e estudo do que ele chamou de fatos sociais de forma estruturada. Max Weber tem sua atenção central no subjetivo, onde o indivíduo é o elemento principal da realidade, dando destaque à base de uma ação social, defendendo que a Sociologia é uma ciência voltada para a compreensão interpretativa da ação social e para a explicação causal em sua realização e seus efeitos, fundamentando a ordem social. A Sociologia é a ciência que, através modo metódico e sistemático, estuda as relações sociais, onde o homem busca em diversas formas satisfazer suas necessidades, construindo uma multiplicidade de relações para delimitar a sua vida sobre a Terra.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais