Logo Passei Direto
Buscar
A bioimpedância é um método não-invasivo, indolor, livre de radiação, rápido, seguro e simples, capaz de estimar clinicamente a composição do organismo. O aparelho necessário para tal medida é relativamente barato, portátil e, por ser de pequeno porte, pode ser transportado para uso em diferentes locais, tanto ambulatorialmente como intra-hospitalar. É, portanto, também muito mais acessível do que outros métodos sofisticados, como DXA (Dual energy X-ray Analysis - absorciometria por dupla emissão de raios X) ou TOBEC (Total Body Electrical Conductivity - condutividade elétrica corpórea total) (Cômodo et al, 2009). É correto afirmar sobre o exame de bioimpedância elétrica que:

A
​A bioimpedância elétrica consiste na passagem de corrente elétrica de alto estímulo.
B
​A composição corporal é estimada por meio da resistência oferecida pelo organismo à passagem da corrente elétrica.
C
​Gordura e osso são altamente condutores de corrente elétrica pela grande quantidade de água e eletrólitos que apresentam.
D
​Os tecidos magros são pobres condutores de corrente elétrica.
E
​Fatores que alteram a água corporal total e a distribuição hídrica não influenciam na qualidade e precisão da bioimpedância.
User badge image
Dionara krause

há 2 anos

User badge image
Dionara krause

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas sobre a bioimpedância elétrica: A) A bioimpedância elétrica consiste na passagem de corrente elétrica de alto estímulo. - Incorreto. A bioimpedância utiliza corrente elétrica de baixo estímulo, não alto. B) A composição corporal é estimada por meio da resistência oferecida pelo organismo à passagem da corrente elétrica. - Correto. A bioimpedância mede a resistência e reatância do corpo à corrente elétrica para estimar a composição corporal. C) Gordura e osso são altamente condutores de corrente elétrica pela grande quantidade de água e eletrólitos que apresentam. - Incorreto. A gordura é um mau condutor, enquanto os ossos têm baixa condutividade. D) Os tecidos magros são pobres condutores de corrente elétrica. - Incorreto. Os tecidos magros (como músculos) são bons condutores devido à presença de água e eletrólitos. E) Fatores que alteram a água corporal total e a distribuição hídrica não influenciam na qualidade e precisão da bioimpedância. - Incorreto. Fatores que alteram a água corporal total e a distribuição hídrica influenciam sim na precisão da bioimpedância. Portanto, a alternativa correta é: B) A composição corporal é estimada por meio da resistência oferecida pelo organismo à passagem da corrente elétrica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B: "A composição corporal é estimada por meio da resistência oferecida pelo organismo à passagem da corrente elétrica." A bioimpedância elétrica é um método que utiliza uma corrente elétrica de baixa intensidade para estimar a composição corporal, e essa estimativa é feita a partir da resistência que o organismo oferece à passagem dessa corrente elétrica.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina