Logo Passei Direto
Buscar
Devemos destacar o fato que temos em nossa percepção a pessoa do Cristo como a chave hermenêutica dos textos dos Evangelistas, e Lucas apresenta o Cristo com muitos detalhes relevantes de sua história e ministério, com um destaque em especial da crucificação, desde a sua prisão, o Gólgota e sua ressurreição. De acordo com o que estudamos em nossa disciplina, assinale a alternativa correta: a. Lucas escreve seu evangelho objetivando atacar as instituições farisaicas. b. O evangelista descreve a crucificação como forma de criticar a ausência deste texto nos outros evangelhos. c. O fato de Lucas exercer a medicina lhe atraiu tanto o relato das últimas horas de Jesus, seu martírio e a sua crucificação. d. Lucas utiliza seu evangelho como uma crítica social ao império romano. e. O relato do Gólgota feito por Lucas, tem o objetivo de mostrar a dor física que Jesus passou antes de subir ao céu.
User badge image
Arlindo Cristino Fonseca Ribeiro

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação ao evangelho de Lucas e seu enfoque sobre a crucificação de Jesus. a) Lucas escreve seu evangelho objetivando atacar as instituições farisaicas. - Embora Lucas critique algumas práticas religiosas, seu foco não é exclusivamente atacar os fariseus. b) O evangelista descreve a crucificação como forma de criticar a ausência deste texto nos outros evangelhos. - Lucas não escreve para criticar outros evangelhos, mas para apresentar sua própria perspectiva. c) O fato de Lucas exercer a medicina lhe atraiu tanto o relato das últimas horas de Jesus, seu martírio e a sua crucificação. - Essa opção faz sentido, pois Lucas, sendo médico, pode ter um interesse especial nos aspectos físicos e emocionais do sofrimento de Jesus. d) Lucas utiliza seu evangelho como uma crítica social ao império romano. - Embora Lucas tenha um contexto social em mente, seu foco principal não é uma crítica direta ao império romano. e) O relato do Gólgota feito por Lucas, tem o objetivo de mostrar a dor física que Jesus passou antes de subir ao céu. - Essa opção é um pouco limitada, pois o relato de Lucas não se restringe apenas à dor física, mas também ao significado teológico da crucificação. Após essa análise, a alternativa que melhor se alinha com a perspectiva de Lucas e seu background como médico, além de seu interesse nos detalhes do sofrimento de Jesus, é: c) O fato de Lucas exercer a medicina lhe atraiu tanto o relato das últimas horas de Jesus, seu martírio e a sua crucificação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com o texto apresentado, a alternativa correta é a letra c. O fato de Lucas exercer a medicina lhe atraiu tanto o relato das últimas horas de Jesus, seu martírio e a sua crucificação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

João era o seu nome judeu e Marcos o seu nome romano, e esse mesmo Marcos que acompanha Paulo e Barnabé em sua primeira viagem missionária (PHILLIPS, 2005). Nessa viagem Marcos atua como um diácono, um ajudante no intuito de auxiliá-los na caminhada e na pregação do evangelho, ele perpassa junto a Paulo e Barnabé todo continente da Ásia menor, mas uma disputa entre Paulo e Barnabé por uma liderança nessa situação acabou respingando no ministério de Marcos, e Paulo pede que Marcos não prossiga, por julgar ser jovem demais para tal responsabilidade.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo:
I. João Marcos é o evangelista que relata em tese, os feitos do próprio Cristo rememorados por Pedro algumas análises bíblicas da atualidade, criam que o evangelho deveria ser chamado de “O evangelho de Pedro” e não o evangelho de Marcos.
II. Marcos apenas relembrou o que Pedro havia relatado quando acompanhou o próprio Jesus, assim temos um evangelho que caminha, apresentando muito mais o viés do crescimento da Igreja Primitiva e a caminha próxima a Jesus por Pedro.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Mais conteúdos dessa disciplina