Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Humanas / Sociais
Lucas amplia nosso prisma da leitura sobre Jesus mostrando em seu texto contextos sociais muito importantes para o aprimoramento da interpretação dos Evangelhos. Um fato relevante conforme Rienecker (2005), é que tanto o evangelho quanto o livro de Atos são frutos das viagens missionárias de Lucas com Paulo, e estes relatos direcionaram-se ao excelentíssimo Teófilo.



Sobre Teófilo é correto o que se afirma em:





a.
Teófilo era um parente de Paulo que recebia as mensagens de Lucas a fim de obter informações sobre o estado de Paulo.


b.
Teófilo era um procurador da imprensa romana e divulgava as informações que recebia por meio dos escritos de Lucas.


c.
Teófilo era um missionário cristão em exílio que esperava consolo pelos escritos de Lucas.


d.
Teófilo era um cristão que perdeu sua família durante um embate com o império romano.


e.
Teófilo gozava de prestígio social, sendo uma pessoa de eminência na sociedade de sua época.
User badge image
Joao Francisco Viana Ramos

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder à pergunta sobre Teófilo, é importante considerar o contexto histórico e as informações disponíveis sobre ele nos escritos de Lucas. Teófilo é mencionado no início do Evangelho de Lucas e no livro de Atos dos Apóstolos, onde é tratado com respeito, indicando que ele tinha uma posição significativa. Analisando as opções: a) Teófilo era um parente de Paulo que recebia as mensagens de Lucas a fim de obter informações sobre o estado de Paulo. - Não há evidências que sustentem que Teófilo era parente de Paulo. b) Teófilo era um procurador da imprensa romana e divulgava as informações que recebia por meio dos escritos de Lucas. - Essa descrição não é suportada por informações históricas. c) Teófilo era um missionário cristão em exílio que esperava consolo pelos escritos de Lucas. - Não há informações que confirmem que Teófilo era um missionário em exílio. d) Teófilo era um cristão que perdeu sua família durante um embate com o império romano. - Essa afirmação não é corroborada por fontes históricas. e) Teófilo gozava de prestígio social, sendo uma pessoa de eminência na sociedade de sua época. - Esta opção é a mais aceita, pois Teófilo é tratado com respeito e é considerado uma figura de destaque. Portanto, a alternativa correta é: e) Teófilo gozava de prestígio social, sendo uma pessoa de eminência na sociedade de sua época.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra E: "Teófilo gozava de prestígio social, sendo uma pessoa de eminência na sociedade de sua época."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

João era o seu nome judeu e Marcos o seu nome romano, e esse mesmo Marcos que acompanha Paulo e Barnabé em sua primeira viagem missionária (PHILLIPS, 2005). Nessa viagem Marcos atua como um diácono, um ajudante no intuito de auxiliá-los na caminhada e na pregação do evangelho, ele perpassa junto a Paulo e Barnabé todo continente da Ásia menor, mas uma disputa entre Paulo e Barnabé por uma liderança nessa situação acabou respingando no ministério de Marcos, e Paulo pede que Marcos não prossiga, por julgar ser jovem demais para tal responsabilidade.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo:
I. João Marcos é o evangelista que relata em tese, os feitos do próprio Cristo rememorados por Pedro algumas análises bíblicas da atualidade, criam que o evangelho deveria ser chamado de “O evangelho de Pedro” e não o evangelho de Marcos.
II. Marcos apenas relembrou o que Pedro havia relatado quando acompanhou o próprio Jesus, assim temos um evangelho que caminha, apresentando muito mais o viés do crescimento da Igreja Primitiva e a caminha próxima a Jesus por Pedro.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Mais conteúdos dessa disciplina